domingo, 9 de março de 2014

As bombas atômicas contra Hiroshima e Nagasaki - Rosas Malditas...por profª Alcilene Rodrigues

  História Geral - 15 ª aula.

               Os cogumelos de fumaça sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki

Até o célebre Albert Einstein, exilado nos EUA desde 1933, alertara sobre a necessidade de fabricar uma arma nuclear antes que os nazistas o fizessem. Mas foi somente com o ataque a Pearl Harbor que o governo decidiu investir no projeto. Em 1942, o Projeto Manhattan, sob chefia cientifica do físico Julius Robert Oppenheimer, desenvolveu bombas atômicas. Como o presidente Roosevelt falecera em abril de 1945, o presidente em exercício, Harry Trumam, decidiu utlizá-las contra o Japão, alegando que um ataque terrestre causaria a morte de muitas pessoas. A primeira bomba foi jogada no dia 6 de agosto em Hiroshima, provocaria a morte de cerca de 200 mil pessoas e a destruição de 60% dos edifícios da cidade em questão de segundos.
Em Hiroshima foi jogada a bomba atômica “Little Boy” .(foto abaixo)

(A bomba “Little Boy” possuia 60 kg de urânio, ao ser jogada, detonou a 576 metros de altura. Levou 43 segundos para cair, e automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador que disparou um projétil de urânio que iniciou uma reação em cadeia.)
 A segunda bomba Fat Man foi lançada três dias depois sobre Nagasaki, matando mais 80 mil pessoas, mesmo caindo fora do alvo. Dois cogumelos malditos, duas rosas de sangue. O terror atômico pôs fim à resistência japonesa e, no dia 2 de setembro, o Japão rendeu-se incondicionalmente.
Até os dias de hoje, as duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.
A maioria dos mortos era composta por civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra.

As bombas atômicas forçaram a rendição das tropas do Império do Japão em 15 de agosto de 1945, em 2 de setembro do mesmo ano foi assinado o armistício oficial e o fim da II Guerra Mundial.

(Hiroshima arrasada: 150 mil pessoas morreram instantaneamente outros milhares morreram em consequência da radiação)



As bombas foram resultado do Projeto Manhattan, um trabalho planejado pelos EUA em parceria  com o Reino Unido e o Canadá. O propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha Nazista.
Com as bombas jogadas no Japão encerrou-se a mais terrível guerra da humanidade, custo cinco vezes do que a Primeira Guerra, batalhas em que quase todos os continentes e oceanos, 45 milhões de seres humanos mortos: 26 milhões na Russia, dos quais a maioria era de civis, graças aos bombardeios e campo de concentração. 
Exercícios:
 1-As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têmse China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se afirma em:

2- Na II Guerra Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki foram consideradas crimes de guerras, porque:
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.

b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.

c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.

d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.

e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.

3-Assista ao vídeo e responda:
"Pensem nas crianças Mudas telepáticas. Pensem nas meninas Cegas inexatas.   Pensem nas mulheres Rotas alteradas. Pensem nas feridas Como rosas cálidas.  Mas oh! não se esqueçam Da rosa de Hiroshima. A rosa hereditária a rosa radioativa Estúpida e inválida.  A rosa com cirrose. A anti-rosa atômica.  Sem cor, sem perfume Sem rosa, sem nada"

 "Rosa de Hiroshima" (Gerson Conrad e Vinícius de Moraes). Podemos considerar que o texto acima debate:

a) a herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2 Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.

b) a poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.

c) as armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.

d) a paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.

e) as armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.


Você sabia:
Durante os conflitos da Segunda guerra Mundial, o bombardeio B-29 que lançou a bomba atômica em Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, foi batizado de Enola Gay. O avião era pilotado pelo coronel Paul Tibbets Jr, na época, comandante número 509 do Grupamento Aéreo dos EUA.


O avião B-29 era um quadrimotor batizado de Enola Gay em homenagem à mãe do comandante. O bombardeio atômico arrasou com a cidade de Hiroshima, matando mais de 140.000 pessoas. Três dias depois, a segunda bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki, onde 80.000 pessoas foram mortas.




4 comentários:

  1. as bombas atômicas são produzidas de que?? me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  2. combustão de o2, explosões de hélio, fusão nuclear ou fissão nuclear ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A explosão de uma bomba atômica consegue facilmente arrasar uma grande cidade. Na imagem, a cidade de Hiroshima (Japão) após a explosão da primeira bomba atômica usada contra civis em finais da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a força da bomba jogada sobre Hiroshima, baseada em fissão nuclear, é muitas vezes menor que a de uma bomba de hidrogênio (nunca utilizada em guerra), sendo que a maior bomba de hidrogênio detonada pelo homem teve um poder de destruição 4000 vezes superior ao da bomba de Hiroshima.

      Excluir
  3. Leonardo aqui está o processamento para a bomba atômica:
    -O urânio-235 quando bombardeado por nêutrons sofre fissão nuclear, originando dois átomos radioativos
    -Cada átomo fissionado produz átomos fragmentados
    -além dos 2 átomos-fragmentados, libertam-se 2 ou 3 nêutrons em cada fissão
    -Em cada fissão libera-se espantosa quantidade de energia(explosão da bomba-atômica).Espero ter te ajudado..abraços

    ResponderExcluir