quinta-feira, 10 de julho de 2014

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá...profª Alcilene Rodrigues

  Quem é?

                                                 


Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde com grandeza de Mauá, nascido em Arroio Grande em 28/12/1813 faleceu em Petrópolis em 21/10/1889 foi um armador, comerciante, industrial e banqueiro brasileiro. O homem mais rico do Brasil na sua época, integro e que amava o seu país que queria vê-lo crescer e se desenvolver economicamente.
Em 1845, aproveitando-se das altas tarifas cobradas na compra de embarcações inglesas, Irineu Evangelista de Souza comprou o estaleiro de Ponta de Areia, passando  a produzir dezenas de barcos a vapor. Ele fora um mero balconista, autodidata em inglês e contabilidade e se associou desde cedo em seus negócios aos capitais ingleses. Po ocasião do fim do tráfico negreiro, em 1850, criou o Banco Hipotecário, atraindo o capital dos antigos comerciantes de escravos.
Em 30 de abril de 1854, Irineu de Souza inaugura a primeira ferrovia do Brasil (que ligava o porto Mauá, na baia de Guanabara, à encosta da serra da Estrela, prolongada, posteriormente até Petropolis). Recebe então do imperador o título de Barão de Mauá, ainda que a contragosto, uma vez que suas idéias liberais e abolicionistas se contrastavam com a posição do governo imperial.

Em 1858, Mauá ganha a concorrencia pública para a iluminação do Rio de Janeiro. Em parceira com empresários ingleses, o barão funda a Rio de Janeiro gas Company Limited, garantindo a iluminação da capital do império que contava com 180 mil habitantes na época.
Entretanto , a falta de apoio governamental para seus empreendimentos (principalmente após a revogação da Tarifa Alves Branco em 1860) e os diversos problemas com seus sócios ingleses levaram alguns de seus negócios à falência. com isso, Mauá recorreu às finanças de seu, o Mauá Mcgregor & Cia( que chegou a ter filiais em Londres, Manchester, Paris, Nova York, Buenos Aires, Rosário e Montevidéu, alem de 19 agencias espalhadas pelo Brasil) até que estes caísse em descrédito. Antes da bancarrota final, em 1872, ainda realizou a ligação telegráfica entre Brasil e Europa atrvés de cabo submarino.
Após quitar todas as suas dívidas, Mauá terminou seus dias como corretor de café em Petrópolis em 1889. O surto industrial perde sua força, sendo reanimado apenas no alvorecer do período republicano.


                                       
Inúmeros foram os investimentos de Mauá. Além de bondes  de tração animal, bancos, ferrovias e navios, o barão iluminou o Rio de Janeiro


                                         
                                   O barão de Mauá , sua esposa e seus filhos



Barão e Visconde de Mauá, nossa eterna homenagem...
- Mauá, nome indígena, significa “aquele que é elevado”.
- Há referência de que seu sobrenome “Sousa” grafa-se como “Souza”.
- O dia de seu nascimento, 28-12, é o dia da Marinha Mercante Brasileira.
- É o patrono do Ministério dos Transportes.
- Recebeu o título de Barão em 1854, ao ser inaugurada a 1ª ferrovia brasileira, no Rio de Janeiro.
- Recebeu o título de Visconde com grandeza em 1874, após a instalação do cabo telegráfico para a Europa.
- É homenageado por inúmeros municípios, com nome em logradouros públicos, escolas, museus, etc.
- Na região do ABC paulista deu nome à cidade de Mauá.
- No Estado do Rio de Janeiro temos a vila de Visconde de Mauá.
- Já foi efígie em selos e moedas brasileiros.
- Enfim, é homenageado por muitos, e, no entanto, é completamente ignorado em Paranapiacaba, onde o descaso do poder público passa por cima da grande importância desta figura de vulto na história nacional.
- Quanto às implicações econômicas dos contratos de parcerias público-privada (PPPs) assinados entre o governo imperial e os ingleses, vide a excelente tese, com data de fevereiro de 2005, de Ceci Vieira Juruá (a quem peço licença para reproduzi-la para meus alunos).


Questões:
1-Quem foi Irineu Evangelista de Souza?
2- Qual a  importância do Barão de Mauá para o Brasil?
3- Assistir o filme sobre Mauá, fazer resumo dos principais tópicos.