segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Câncer................por profª Alcilene Rodrigues

Biologia
9ª aula
Câncer
                       
                                       

As células cancerosas dividem-se indefinidamente, ou seja, não respondem aos mecanismos de controle que fazem uma célula iniciar e parar a divisão de acordo com as necessidades do organismo. Elas podem invadir os tecidos normais e formar tumores ou neoplasmas malignos (há tumores benignos, que crescem devagar e permanecem separados do tecido que os rodeia, podendo ser removidos por cirurgia com relativa facilidade)
Pode ainda acontecer de elas migrarem para outras partes do corpo através do sangue ou da linfa- processo chamado de metástase- e interferir no funcionamento normal do órgão invadido.
Resultado de imagem para cancer celulasOs genes que promovem a divisão celular estão ativos na vida embrionária, mas inativos(ou, pelo menos, trabalham mais devagar) nas células adultas, que não se dividem. No entanto, se sofrerem alguma mudança, sendo ativados em momento inadequado, eles se transformam em oncógenes (onco= tumor) e provocam o câncer. Por isso são chamados de proto-oncógenes.
O câncer pode ser formado por mutações que ativam um oncógene ou suprimem ou inativam um gene supressor da divisão celular. Essas mudanças podem ser provocadas por : radiação (raios X, ultravioleta, etc), certos tipos de vírus (como o da hepatite B, que pode provocar câncer de fígado), substancias químicas (como as presentes na fumaça do cigarro ou na poluição ambiental) modificações na posição dos genes, causadas pela troca de pedaços entre cromossomos (translocação).
Resultado de imagem para cancer celulas cancerigenas
Detectar o câncer ainda no início é fundamental. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. As técnicas de diagnósticos estão cada vez mais precisas: radiografias, biópsias (extração de pedaços de tecidos para exame ao microscópio), papanicolau (exame que acusa a presença de células malignas no colo do útero), mamografia (radiografia da mama), punção(agulhas finíssimas retiram células dos órgãos) testes genéticos que identificam a presença de oncógenes específicos para certos tipos de câncer, marcadores tumorais que acusam a presença de substancias produzidas pelas células cancerosas, indicando o grau de evolução do tumor. 
Muitos casos podem ser evitados se certos hábitos forem adotados: evitar o cigarro (principal responsável pelo câncer de pulmão) e o álcool (fator para o desenvolvimento do câncer na boca), usar filtro solar (os raios ultravioletas podem causar câncer de pele), evitando o sol, principalmente 10 e 15 horas ( mesmo com filtro solar), evitar o sedentarismo, adotar uma alimentação adequada, usar preservativo nas relações sexuais (alguns tipos de vírus sexualmente transmissíveis podem causar câncer no útero, realizar exames médicos periódicos, como o papanicolau e o exame das mamas nas mulheres e o de próstata nos homens.
Resultado de imagem para cancer celulas cancerigenas

Atividades:

1- Na quimioterapia são utilizadas drogas que bloqueiam a mitose das  cancerosas. Um dos efeitos dessa terapia é a queda de cabelo. Por quê?
2- A exposição prolongada ao sol pode provocar o surgimento de pares timina-timina na dupla hélice do DNA. Como se chama esse erro?



A Artemisia annua, a erva do ano de 2014, também chamada de losna ou absinto, tem sido usada há séculos na China. Ela era uma terapia à base de plantas ...

Resultado de imagem para cancer celulas

Há quase um século, Otto Warburg (ganhador do Premio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1931) demonstrou que o metabolismo das células cancerígenas é diferente...


                                              Resultado de imagem para cancer celulas cancerigenas