sábado, 6 de fevereiro de 2016

A Espada do Espírito - A Armadura de Deus..profª Alcilene Rodrigues

Efésios 6.17




"Tomai(..) a Espada do Espírito que é a palavra de Deus"
O gládio era a espada utilizada pelas legiões romanas. Era uma espada curta, de dois gumes, de mais ou menos de 60 com, mais larga na extremidade. Era muito mais arma de perfuração do que de corte, ou seja, devia ser utilizada como punhal, ou adaga, no combate corpo a corpo. Diz-se que era capaz de perfurar a maior parte das armaduras. Também chamado  Gladius hispanienses, por ter sido inspirado em armas utilizadas pelos celtiberos na época. Uma esfera na ponta do cabo a tornava a única espada arremessável de que se tem noticia.

Em minha luta contra os poderes das trevas não posso apenas ficar defendendo, tenho autoridade divina para atacar, e esta é a função primária da Espada do Espírito.

"As armas com as quais lutamos não são humanas, pelo contrario, são poderosas em Deus para
destruir fortalezas". 2 Corintios 10:4.
Mais uma vez a Bíblia mostra o poder de ataque de minhas armas. Sou capaz de destruir as fortalezas criadas pelo inimigo.

A "Oração" é a companheira da Espada.

Efésios 6.18- Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica, tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Não tenha apenas a Palavra como arma de ataque, tenho também a oração.

O poder da Palavra
Jeremias 23.29 - " Não é minha palavra como o fogo", pergunta o Senhor, " e como um martelo que despedaça a rocha?
Jeremias 1.12 - O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra".
Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Talvez esse seja o maior poder da Espada do Espírito: A mudança interior que ela opera no ser humano. E é essa mudança que derrota o mal.

Mateus 4.1-11 - Já é conhecido que Jesus Cristo quando tentado pelo mal no deserto, venceu a batalha usando a Palavra. O grande problema é que o mal também usava a palavra, porém de forma distorcida. E ele ainda hoje tenta usar da mesma arma contra o homem.

2 Timóteo 2:15 - " Procura apresentar- te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."

Esse texto deixa claro que para usar a Espada é preciso saber como. Não se pode usá-la de qualquer forma. Requer treinamento, e requer algo mais, pois esta não é uma espada comum, é a Espada do Espírito, e isso deixa claro que o Espírito Santo tem função indispensável no ataque aos poderes das trevas.

A Espada não tem poder algum senão estiver sendo usada no Espírito. O Espírito é o Poder da Palavra.

2 Timóteo 4.2- Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo.

Repetindo: "A Espada não tem poder algum senão estiver sendo usada no Espírito. O Espírito é o Poder da Palavra". Amém



Perguntas:
1- O que é a espada do Espírito?
2- Por que é importante aprender a usar bem a “espada do espírito”?
3- Por que devemos continuar a usar habilmente a “espada do espírito”?
4- Assista ao vídeo:



                 

Quanta alegria nos dá ter a Palavra de Deus, a Bíblia, e usar sua poderosa mensagem para desarraigar ensinos falsos e tocar corações sinceros! Nenhuma coisa entrincheirada é mais forte do que essa mensagem. Portanto, façamos um esforço sincero para usar habilmente a “espada do espírito” na obra de proclamar o Reino, que nos foi confiada por Deus.