Biologia
13ª aula
13ª aula
O aperfeiçoamento das técnicas de produção de alimentos e o controle de muitas doenças pela medicina, pelo saneamento e pela vacinação propiciaram um aumento na média de vida, uma queda na taxa de mortalidade e um crescimento exponencial da população humana, chamado de explosão demográfica
Embora a maioria dos cientistas concorde que é necessário desacelerar o crescimento populacional de forma e estabilizar a população em um ponto compatível com os recursos do planeta, a superpopulação não pode ser apontada como a única causa da fome, da miséria e da degradação ambiental. O uso inadequado do sol e dos recursos hídricos, por causa da ignorância ou da busca de lucro rápido, sem a preocupação com a manutenção do equilíbrio ecológico, a má distribuição de renda e os hábitos de consumo das nações ricas são também questões importantes, que precisam ser resolvidas para que se possa garantir um padrão de vida adequado a todos os habitantes do planeta.
A taxa de fertilidade mundial ( o número médio de filhos que cada mulher tem) vem diminuindo, o que quer dizer que a população humana continua a crescer, mas a um ritmo mais lento.
Para que essa mudança ocorra e, principalmente, para melhorar o nível de vida de toda a população, algumas medidas devem ser adotadas. Noventa e sete por cento do crescimento populacional acontece hoje nos países mais pobres, com baixos índices de escolaridade e serviços de saúde precários. São necessárias medidas que elevem os padrões de saúde, educação e consumo básico dos habitantes desses países.
Critique as afirmativas abaixo:
1) Crescimento econômico representa automaticamente melhoria nas condições de vida de uma população.
2) A cultura e a tecnologia não podem influenciar o crescimento populacional humano, fenômeno puramente biológico.