domingo, 5 de setembro de 2021

o Grito do Ipiranga.........................profª Alcilene Rodrigues


Para acabar com a agitações que ocorriam em São Paulo, Dom Pedro resolveu partir antes para essa provincia. Antes, porém, nomeou para substituí-lo, durante sua ausencia, sua esposa, a princesa Dona Leopoldina.


                                        (Jose Bonifacio, D. Pedro e D. Leopoldina.)

Na capital paulista, onde foi bem recebido, o príncipe demorou-se alguns dias e , no começo de setembro, partiu para Santos. Nessa ocasião, ja haviam chegado ao Rio de Janeiro, os despachos de Lisboa, que anulavam alguns dos seus atos mais importantes.  

Enviados imediatamente para São Paulo, esses decretos chegaram ás mãos de D.Pedro, quando ele estava ás margens do riacho Ipiranga, na tarde de sábado de 7 de setembro de 1822. Então, indignado com  as decisões de Portugal, resolveu declarar logo a independência do Brasil. Voltando-se para seus companheiros, gritou:

" - Laços fora, soldados. As cortes querem mesmo escravizar o Brasil. Cumpre, portanto, declarar já nossa independencia. Desde este momento, estamos definitivamente separados de Portugal: Independência ou Morte seja a nossoa divisa".

                                         
                           (O grito do Ipiranga- Quadro de Pedro Américo, no museu do Ipiranga São Paulo)

Logo depois, D.Pedro chegava à cidade de São Paulo, onde foi recebido com grandes festas. Á noite, houve num teatro um espetáculo em homenagem, sendo cantado um hino que ele mesmo havia composto. Estava realizado o sonho de Tiradentes e de tantos outros patriotas que haviam derramado seu sangue pela Independência do Brasil.


Questões:

1- Quem foi o patriarca da indepencia?

2- Quem era D. Leopoldina?

3- Quem ficou no lugar de D. Pedro, quando ele foi á São Paulo?

4- Que disse D. Pedro ás margens do riacho Ipiranga?

5- Como foi recebido D. Pedro na cidade de São Paulo?


quinta-feira, 10 de junho de 2021

As principais virtudes humanas...profª Alcilene Rodrigues

 Existem vários tipos de virtudes e podem ser classificadas de diversas maneiras. Vamos conhecer uma classificação que divide as virtudes em morais e cívicas.


    


Vitudes Morais: são aquelas que revelam o hábito das pessoas de semprer agir para o bem, cumprindo os seus deveres de maneira livre e responsável. Vício é o hábito de praticar o mal, isto é, realizar algo que nos afasta da verdadeira felicidade.

Dentre as pricincipais virtudes morais, podemos citar as seguintes:

Coragem é ação consciente , firme e energética diante dos problemas e perigos da vida. A pessoa corajosa não é aquela que procura o perigo e se arrisca para se exibir diante dos outros. Também não é aquela que diz não ter medo de nada. O medo diante do perigo é perfeitamente natural. Coragem é enfrentar os desafios quando eles aparecem e não, sair em busca de situações perigosas. É saber vencer o medo e analisar os riscos. É agir, e não fugir quando nossa ação se faz necessária.

Franqueza ou sinceridade é o hábito de manisfestar a verdadeira opinião, sem fingimento. A franqueza é o contrário da falsidade ou hipocrisia. Entretanto, ser sincero não significa ofender e magoar as pessoas descecessariamente, com opiniões impensadas.

Justiça é a ação de dar a cada um o que lhe é devido. É exigir os direitos e cumprir os deveres. Sem justiça, a vida em sociedade seria absolutamente impossível. A justiça tem que ser igual para todos, independente de qualquer pensamento.

Perseverança é a firmeza de vontade dirigida para um pbjetivo ou ideal de vida. Por exemplo: se voce deseja concluir com sucesso os estudos, é necessário perseverança, é necessário dedicação e força de vontade. Pouca coisa de valioso podemos conseguir na vida se não temos perseverança.

Prudência que é o hábito de agir no momento certo, sem se adiantar ou se atrasar em relação aos acontecimentos. Quem se adianta é precipitado. Quem se atrasa é negligente. A prudência é a virtude do equílibrio, caracteriza as pessoas responsáveis.

Solidariedade é o ato de participar de maneira construtiva da vida de nosso semelhante. Solidariedade é participação e ajuda: é uma virtude que depende do sentimento de amor ao próximo.




Temperança é o hábito da moderação. Quem come e bebe demais não possui temperança, não consegue se controlar. A temperança é o controle dos apetites e das paixões. Significa domínio de si mesmo.


Virtudes Cívicas: são aquelas que levam o cidadão a cumprir o conscientemente os seus deveres para com a Pátria, ou seja nosso país.

São também virtudes cívicas todas as virtudes morais, que ja vimos a cima, além de outras virtudes, como a honestidade, a obediência às leis, o trabalho pelo bem comum. As virtudes cívicas podem ser resumidas em poucas palavras: Amor forte e inteligente em relação à Pátria. Inteligente para conhecer os seus problemas e grandeza, e forte para lutar por sua  independencia e seu desenvolvimento.



Exercicios:

1- Defina virtude e vícios.

2- Dê alguns exemplos de virtudes e de vícios.

3- Resuma as principais virtudes Morais( prudencia, coragem, temperança etc.)

4 - Conceitue civismo.

5- Qual a diferença entre responsabilidade moral e responsabilidade civica?



sexta-feira, 30 de abril de 2021

O brasileiro imigrante do sul (vindo da Europa).....profª Alcilene Rodrigues

 




No sul do nosso país vivem brasileiros diferentes. Chamados : Valentinni, Lunardelli, Schuster, Muller, Volkov, Ziembinski, Franciscchetti, Bertini, Bertollo, Penco, etc. Que com os longos anos com seu trabalho, fez nascer também um Brasil diferente. Notamos isso na paisagem rural, que eles construiram. Fazendinhas bem tratadas, sítios e etc, solo cultivado com carinho. Gado selecionado, pastando tranquilo em vales sempre verdes. Casinhas de madeira, telhados aguçados e sótãos com janelinhas encortinadas, parecendo  um cartão posto. Quem fez esse Brasil? Nossos imigrantes estrangeiros. 

Um Brasil diferente, no sul. Ali outras pessoas são minorias. Os sobrenomes denunciam a origem européia dos povoadores.

A cultura, também. Nota-se isso nos tipos de habitação, na maneira de fazer lavouras, na religião e nos costumes. Esse Brasil surgiu da imigração Européia.

As colonias

Durante a última fase do Império Portugues, o governo decidiu povar o sul do país. A Europa tinha grande interesse em ceder imigrantes. Faltavam empregos e havia fome no velho continente.

Os europeus iam principalmente para os Estados Unidos (alemães, suiços, holandeses, italianos, espanhóis, irlandeses). Uma das razões dessa preferencia era o clima, quase o mesmo da sua terra natal.

Mas o sul do Brasil também tinha clima parecido. E terras virgens, férteis.

E os imigrantes começaram a chegar. Insatalaram-se nas novas áreas. De São Paulo ao Rio Grande do Sul. Estabeleceram colonias agrícolas. Desbravaram a mata, abriram fazendas, construiram estradas, fundaram cidades. Progrediram. Com o tempo, assimilaram os pricipais costumes brasileiros e se integraram na sua população.

As Principais Colonias:



No mapa acima voce pode ver as principais colonias européias estabelecidas no sul do Brasil:

  • as eslavas (russos, poloneses) fixaram-se, de preferencia, no Paraná.
  • as alemãs, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • as italianas, como alemãs nos dois estados sulinos 
A Marca do Imigrante

O imigrante europeu deixou sua marca na paisagem rural e urbana.


  • as propriedades agrícolas, geralmente de pequena área, são extremamente bem cultivadas
  • as construçoes típicas, lembrando as da velha Europa.
Observe que:
  • em São Paulo e outras áreas do sudeste o colono europeu era trazido pelo fazendeiro ( que pagava sua passagem). Ele iria substituir o escravo negro nos cafezais. Em troca, receberia, como pagamento, paryte do lucro das colheitas (parceria).
  • nos Estados sulinos o imigrante estabelecia-se em terras virgens, compradas ao governo. Derrubava a mata e formava sua própria fazendinha. Para chegar ao Brasil, contava com a ajuda do giverno ou grandes companhias de colonização. Isso o ajudou a formar, no sul, as pequenas propriedades rurais.
O que fez o imigrante estrangeiro pelo Brasil?
  • ajudou a desbravar e povoar terras virgens.
  • fundou povoados, hoje próspera cidades.
  • suas mãos lavraram a terra e criaram riqueza agrícola
  • introduziu novas culturas agrícolas
  • trouxe técnicas mais desenvolvidas para ompáis
  • com a riqueza obtida pelo trabalho agrícola, ajudou a implantar a industrialização.
Questões:
a) Que região brasileira foi colonizada pelo imigrante europeu?
b) Quais as principais colonias ali estabelecidas no sul do país?
c) Qual imigrante predominaram no Paraná?
d) Quais imigrantes que predominaram em Santa Catarina e Rio Grande do Sul?
e) Que contribuições deram os imigrantes para o desenvolvimento do Brasil?



Vocabulario:
Minoria = menor parte.
Denunciam = revelam.
Imigração = entrada de população em uma região, ou país.
Assimilaram = adotaram como seus.



terça-feira, 16 de março de 2021

A civilização Bizantina......Idade Média (até 1453)....Profª Alcilene Rodrigues

 



Enquanto o império Romano do Ocidente era invadido, destruido e dividido pelos bárbaros, o império Romano do Oriente sobrevivia e cumpriria importante papel histórico, até desaparecer apenas no final da Idade Média. Na verdade, o império Romano do oriente adquiria cada vez mais caracteristicas próprias, diferenciando-se do ocidental: monarquia absolutista, Igreja dependente do Estado, forte religiosidade popular, predominancia de elementos culturais gregos, diversificação racial.

Origens:


Foi a excelente localização geográfica que levou o imperador Constantino a fundar, no local da antiga colonia grega de Bizancio, a cidade de Constantinopla (330). Assentada no estreito de Bósforo, ela é a ligação natural entre a Asia e a Europa. Assim, o dominio de Constantinopla significava o dominio da passagem do mar Negro ao mar Egeu( e, portanto, ao Mediterraneo), numa magnifica situação para o comercio. Estrategicamente, as condiçoes não eram inferiores: Constantinopla situava-se no chamado Corno de Ouro, pedaço de terra avança para o mar e possiblitava à cidade uma fácil defesa, com muralhas isolando-a do restante do continente europeu e com uma poderosa corrente ligada à margem asiática, impedindo que navios entrassem em seu porto.

O reinado de Justiniano



Apesar de separado do Ocidente desde 395, o Império Bizantino só passou a vida realmente própria com aquele que foi seu mais importante imperador, Justiniano (527 - 565). Na politica externa, o reinado deste imperador csracterizou-se pela tentativa de reconquistar o Ocidente, arrancando dos bárbaros os territórios do antigo Império Romano. O general Belisário e depois o general Narsés conseguiram, após longa e árdua campanha, derrotar os vandalos no Norte da Africa, os visigodos na Espanha e os ostrogodos na Itália. Estas conquistas, porém, foram feitas à custa de grandes gastos e esforços, revelando-se, a longo prazo, mais prejudiciais do que benéficas, pois enfraqueceram o império..

Na politica interna esta a maior importancia do reinado de Justiniano. Ele remodulou a administração, reduzindo o número de provincias e estabelecendo melhor fiscalização sobre os funcionários, impedindo que ocorrecem abusos. Incentivou as artes, ordenando a construção de vários monumentos, em especial da famosa catedral de Santa Sofia, uma das maiores obras arquitetonicas da Idade Média.




A maior obra de Justiniano, contudo foi no campo juridico: preservação e organização do direito romano. o resultado do trabalho de uma comissão de especialistas coordenados por Triboniano foi o Corpus Juris Civilis (Corpo do Direito Civil).



A decadencia Bizantina

Após Justiniano, Bizancio conheceu alternativamente momentos dificeis e gloriosos. A pressão árabe arrancou importantes territórios do imperio no século VII, vindo a recuperação e o apogeu com a dinastia Macedonica (867-1059), especialmente no reinado de Basílio II. Entretanto, desde então o imperio Bizantino passou a ser atacado por diversos inimigos, desaparecendo em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.


Exercícios:

1- Explique as duas causas da decadencia do império Bizantino.

2- Em relação ao Impéiro Bizantino é certo afirmar que:

a) o governo era o mesmo tempo teocratico e liberal

b) o estado não tinha influencia na vida economica

c) o comercio era sobretudo maritimo.

d) o império bizantino nunca conheceu crises sociais

e) o imperialismo bizantino restringiu-se à Ásia Menor

3- A expansão dos arabes, a partir do século VII:

a) acarretou a queda do Império Bizantino

b) dificultou no Mediterraneo, acentuando a ruralização da Europa ocidental.

c) provocou o deslocamento das atividades maritimo-comerciais do Mediterraneo para o Atlantico

d) incentivou o comercio entre Ocidente e Oriente 

e) incentivou a urbanização na Europa Ocidental








quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Bullet Journal..........profª Alcilene Rodrigues

 


O Bullet Journal, é uma forma  de personalizar as folhas de um caderno para se organizar e planejar suas atividades e hábitos de forma divertida e do seu jeito, praticamente é uma agenda pessoal feita por voce que não gosta de agendas prontas que estão a venda nas papelarias ou em sites de comércio.





Tem apelido de Bujo, foi criada pelo designer Ryder Carroll. Bullet é uma palavra inglesa para os simbolos que colocamos anteriormente nas nossas tarefas, e Journal é a palavra inglesa que significa caderno de anotações ou diário.


Para a confeçção do seu Bullet Journal, ou agenda, voce vai precisar de um caderno de qualquer tipo e uma caneta simples, geralmente o pessoal gosta da cor preta, mas a cor fica a seu gosto. Vocé está livre para criar o seu Bujo.




Essa agenda, terá pelo menos umas 5 seções básicas como um indice, uma legenda, um log futuro, um log mensal e logs diários e assim voce vai fazendo até terminar seu caderno. Pode misturar tudo sim e colocar o que voce quiser, por isso é diferente de uma agenda. O objetivo do Bujo é que voce coloque seus compromissos e anotações de uma forma divertida e diferente, mas bem organizada. O pessoal tem feito cada Bujo lindo e criativo. E voce vai fazer um utilizando o que voce tem e gosta. Preste bastante atenção para não ficar errando, faça um plano antes de começar. Boa sorte e muita criatividade no seu Bullet Journal.





domingo, 24 de janeiro de 2021

A Constituição de 1946 e a crise de 1961....Profª Alcilene Rodrigues

  



Em 1945, quando eleito Presidente da República, o general Eurico Gaspar Dutra, também foram eleitos deputados e senadores com madato constituintes: em primeiro legar formariam uma assembléia para votar e promulgar uma Constituição democrática, em substituição à Carta de 1937 que havia implantado, com o nome de Estado Novo, o regime ditatorial. Era A redemocratização do Brasil, que se processava, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945) em que as grandes democracias, com a participação das forças brasileiras, haviam triunfados sobre as nações do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

 Empossada em janeiro de 1946 a Assembleia Constituinte trabalhou ativamente na elaboração do novo texto constitucional, afinal promulgado a 18 de setembro do mesmo ano. Como as tres constituições anteriores o presidencialismo: ao presidente da República atribui-se, privativamente, o poder executivo. Os ministros são, portanto, e sua exclusiva confiança: o presidente nomeia ou demite à sua vontade.

Entretanto, desde o  primeiro período republicano, quando estava em vigor a Constituição de 1891, havia politicos e escritores notáveis que desenvolviam, no Congresso, em jornais e em livros, ativa propaganda em favor do parlamentarismo.



Apesar da combatividade e inteligencia dos defensores do sistema parlamentar, foram sempre rejeitados os projetos de emenda à Constituição apresentados com o objetivo de estabelece-lo. Entretanto ia o Congresso, inesperadamente, adotar esse sistema de governo, durante a grave crise politico-militar ocorrida em 1961. No dia 25 de agosto a nação foi surpreendida pela renuncia do presidente Janio Quadros. Ocupou então interinamente o Poder o presidente da camara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, pois o sucessor, vice-presidente João Golart, viajava pelos países da Asia. Mas os ministros militares declaram-se, contrários à posse de João Goulart. Contra essa declaração houve protestos, e o governador Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul, assumiu posição francamente revolucionária, com apoio das tropas do exercito sediadas nesse Estado, sob o comando do general Machado Lopes. Entretanto, o Congresso afirmando haver perigo da guerra civil, resolveu adotar posição conciliadora, promulgando o Ato Adicional que estabeleu o Parlamentarismo ( 2 de setembro). A crise foi afastada mas foram retiradas do presidente da República muitas atribuições, transferidas para o primeiro ministro, cargo criado com o novo regime. Por isso houve logo muitos partidários do presidente Goulart que defenderam modificações no Ato Adicional e volta ao presidencialismo, com o objetivo de restituir lhe seus antigos poderes.


Exercícios :

1- Dar o significado das seguintes datas:

a) 24 de outubro de 1930..........................................................

b) 13 de setembro de 1946........................................................

c) 24 de agosto de 1954.............................................................

d) 21 de abril de 1960...............................................................

e) 25 de agosto de 1961............................................................

2- Assinale o que estiver certo:

a) Constituição outorgada no perido republicano

Constituição de 1891, de 1934, de 1937

b) Presidente da Republica quando foi promulgada a Constituição de 1946

Jose Linhares, General Dutra, Café Filho

c) governador do Rio Grande do Sul que defendeu a posse de João Goulart

Ranieri Mazzilli, Machado lopes, Leonel Brizola

d) Ocupou a presidencia em 25 de agosto de 1961

Tancredo Neves, João Goulart, Ranieri Mazzilli

e) Nome dado à consulta ao povo

Plebiscito, Ato adicional, Mandado de Segurança.