No sul do nosso país vivem brasileiros diferentes. Chamados : Valentinni, Lunardelli, Schuster, Muller, Volkov, Ziembinski, Franciscchetti, Bertini, Bertollo, Penco, etc. Que com os longos anos com seu trabalho, fez nascer também um Brasil diferente. Notamos isso na paisagem rural, que eles construiram. Fazendinhas bem tratadas, sítios e etc, solo cultivado com carinho. Gado selecionado, pastando tranquilo em vales sempre verdes. Casinhas de madeira, telhados aguçados e sótãos com janelinhas encortinadas, parecendo um cartão posto. Quem fez esse Brasil? Nossos imigrantes estrangeiros.
Um Brasil diferente, no sul. Ali outras pessoas são minorias. Os sobrenomes denunciam a origem européia dos povoadores.
A cultura, também. Nota-se isso nos tipos de habitação, na maneira de fazer lavouras, na religião e nos costumes. Esse Brasil surgiu da imigração Européia.
As colonias
Durante a última fase do Império Portugues, o governo decidiu povar o sul do país. A Europa tinha grande interesse em ceder imigrantes. Faltavam empregos e havia fome no velho continente.
Os europeus iam principalmente para os Estados Unidos (alemães, suiços, holandeses, italianos, espanhóis, irlandeses). Uma das razões dessa preferencia era o clima, quase o mesmo da sua terra natal.
Mas o sul do Brasil também tinha clima parecido. E terras virgens, férteis.
E os imigrantes começaram a chegar. Insatalaram-se nas novas áreas. De São Paulo ao Rio Grande do Sul. Estabeleceram colonias agrícolas. Desbravaram a mata, abriram fazendas, construiram estradas, fundaram cidades. Progrediram. Com o tempo, assimilaram os pricipais costumes brasileiros e se integraram na sua população.
As Principais Colonias:
No mapa acima voce pode ver as principais colonias européias estabelecidas no sul do Brasil:
- as eslavas (russos, poloneses) fixaram-se, de preferencia, no Paraná.
- as alemãs, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- as italianas, como alemãs nos dois estados sulinos
- as propriedades agrícolas, geralmente de pequena área, são extremamente bem cultivadas
- as construçoes típicas, lembrando as da velha Europa.
- em São Paulo e outras áreas do sudeste o colono europeu era trazido pelo fazendeiro ( que pagava sua passagem). Ele iria substituir o escravo negro nos cafezais. Em troca, receberia, como pagamento, paryte do lucro das colheitas (parceria).
- nos Estados sulinos o imigrante estabelecia-se em terras virgens, compradas ao governo. Derrubava a mata e formava sua própria fazendinha. Para chegar ao Brasil, contava com a ajuda do giverno ou grandes companhias de colonização. Isso o ajudou a formar, no sul, as pequenas propriedades rurais.
- ajudou a desbravar e povoar terras virgens.
- fundou povoados, hoje próspera cidades.
- suas mãos lavraram a terra e criaram riqueza agrícola
- introduziu novas culturas agrícolas
- trouxe técnicas mais desenvolvidas para ompáis
- com a riqueza obtida pelo trabalho agrícola, ajudou a implantar a industrialização.