Existem vários tipos de virtudes e podem ser classificadas de diversas maneiras. Vamos conhecer uma classificação que divide as virtudes em morais e cívicas.
Vitudes Morais: são aquelas que revelam o hábito das pessoas de semprer agir para o bem, cumprindo os seus deveres de maneira livre e responsável. Vício é o hábito de praticar o mal, isto é, realizar algo que nos afasta da verdadeira felicidade.
Dentre as pricincipais virtudes morais, podemos citar as seguintes:
Coragem é ação consciente , firme e energética diante dos problemas e perigos da vida. A pessoa corajosa não é aquela que procura o perigo e se arrisca para se exibir diante dos outros. Também não é aquela que diz não ter medo de nada. O medo diante do perigo é perfeitamente natural. Coragem é enfrentar os desafios quando eles aparecem e não, sair em busca de situações perigosas. É saber vencer o medo e analisar os riscos. É agir, e não fugir quando nossa ação se faz necessária.
Franqueza ou sinceridade é o hábito de manisfestar a verdadeira opinião, sem fingimento. A franqueza é o contrário da falsidade ou hipocrisia. Entretanto, ser sincero não significa ofender e magoar as pessoas descecessariamente, com opiniões impensadas.
Justiça é a ação de dar a cada um o que lhe é devido. É exigir os direitos e cumprir os deveres. Sem justiça, a vida em sociedade seria absolutamente impossível. A justiça tem que ser igual para todos, independente de qualquer pensamento.
Perseverança é a firmeza de vontade dirigida para um pbjetivo ou ideal de vida. Por exemplo: se voce deseja concluir com sucesso os estudos, é necessário perseverança, é necessário dedicação e força de vontade. Pouca coisa de valioso podemos conseguir na vida se não temos perseverança.
Prudência que é o hábito de agir no momento certo, sem se adiantar ou se atrasar em relação aos acontecimentos. Quem se adianta é precipitado. Quem se atrasa é negligente. A prudência é a virtude do equílibrio, caracteriza as pessoas responsáveis.
Solidariedade é o ato de participar de maneira construtiva da vida de nosso semelhante. Solidariedade é participação e ajuda: é uma virtude que depende do sentimento de amor ao próximo.
Temperança é o hábito da moderação. Quem come e bebe demais não possui temperança, não consegue se controlar. A temperança é o controle dos apetites e das paixões. Significa domínio de si mesmo.
Virtudes Cívicas: são aquelas que levam o cidadão a cumprir o conscientemente os seus deveres para com a Pátria, ou seja nosso país.
São também virtudes cívicas todas as virtudes morais, que ja vimos a cima, além de outras virtudes, como a honestidade, a obediência às leis, o trabalho pelo bem comum. As virtudes cívicas podem ser resumidas em poucas palavras: Amor forte e inteligente em relação à Pátria. Inteligente para conhecer os seus problemas e grandeza, e forte para lutar por sua independencia e seu desenvolvimento.
Exercicios:
1- Defina virtude e vícios.
2- Dê alguns exemplos de virtudes e de vícios.
3- Resuma as principais virtudes Morais( prudencia, coragem, temperança etc.)
4 - Conceitue civismo.
5- Qual a diferença entre responsabilidade moral e responsabilidade civica?