Quem é
Vigotski
Lev Semionovitch Vigotski nasceu em Orcha, uma pequena cidade às margens do rio Dnieper, perto de Minsk, capital da Bielorrússia, em 17 de novembro de 1896. Segundo filho de Semion Lvovitch Vigotski, era chefe de departamento em um banco e representante de uma companhia de seguros. Era um homem culto e rígido, mas ao mesmo tempo irônico e de mentalidade aberta, que valoriza o universo dos livros e da cultura de modo geral. Graças a sua iniciativa, uma biblioteca pública foi aberta em Gomel . Sua mãe Cecilia Moiseevna Vigodskaia, professora formada( não exercia a profissão), também uma pessoa muito culta, bem informada e que, como seu pai dominava vários idiomas, com ela Vigotski aprendeu desde cedo várias línguas e a apreciar poesias. Moravam num amplo apartamento e buscavam oferecer oportunidades educacionais de alta qualidade aos filhos. De origem judaica, sua família lhe deu uma educação dentro dessa tradição, incluindo a leitura da Torá em hebraico e a passagem pelo ritual do Bar Mitzva. A maior parte da educação formal de Vigotski não foi realizada na escola. Seus pais consideravam o ensino oferecido pela escola pública de Gomel não adequada, sua mãe inicio sua formação e mais tarde contrataram um tutor particular Salomon Ashpiz (ex-exilado político, formado em matemática, mas ministrava aula em todas as disciplinas), que acabou exercendo grande influência sobre Vigostski, era um homem gentilo e bem humorado, que estimulava seus alunos a pensarem de modo original e independente. Assim fora da escola, ele construiu uma densa e multifacetada formação intelectual.
Após o período de estudo com seu tutor, Vigotski, aos 15 anos ingressou num colégio privado judaico, onde frequentou os dois últimos anos do curso secundário, formando-se em 1913, recebeu medalha de ouro pelo seu desempenho escolar, apesar de sua brilhante capacidade intelectual, Vigostki, por ser judeu, teve enormes dificuldades para ingressar na universidade. Naquela época, os judeus sofriam discriminação diversas na Russia e viviam em territórios restritos, disputavam por sorteio limitado uma vaga na universidade e eram impedidos de exercerem certas profissões. Em 1913 superado esses obstáculos ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade Imperial de Moscou, passando a viver nessa cidade, mas como a escolha da medicina fora fruto da pressão de seus pais, o curso não lhe despertava interrese ( porque havia desenvolvido uma importante formação humanista antes de começar os estudos em medicina, mas com mais de 30 anos, depois de ter volumes de leitura e escrito na área de psicologia e sua intenção de trabalhar com problemas neurológicos como forma de compreender o funcionamento psicológico humano voltou a estudar medicina que por motivo de sua morte prematura não concluiu o curso de Medicina) e o jovem estudante logo se transfere sua matricula para a Faculdade de Direito. No ano em que enclode a Revolução Russa, Vigotski com 21 anos, se forma em Direito e retorna a Gomel onde inicia sua vida profissional. Em 1918 começa a se interessar por tema ligados à pedagogia, embora nesta fase a maior parte dos seus trabalhos se relacione aos temas de estética, crítica e teoria literária. Em 1920 contrai tuberculose e interna-se pela primeira vez num sanatório e convive com a doença por 14 anos, até sua morte precocemente em 1934 aos 37 anos no dia 11 de junho no sanatório Serebreni Bor em Moscou e esta enterrado no cemitério de Novodevechy, na atual capital da Russia.
Pensamentos de Vigotski:
Ao proferir uma série de palestras para professores sobre imaginação e criação na infância, em 1930, Vigotski escreveu um trecho que tem se tornado peça principal de vários trabalhos acadêmico: Todo inventor, até mesmo um gênio, também é fruto do seu tempo e do seu ambiente. Nenhuma invenção ou descoberta científica pode vir a luz antes de terem aparecido as condições materiais e psicológicas necessárias a sua manifestação. Ele insiste que é na trama social, a partir do trabalho e das idéias dos outros, nomeados ou anônimos, que é possível criar e produzir o novo. Não se cria do nada. A particularidade da criação no nível individual implica, sempre, um modo de apropriação e participação na cultura, encontra-se, sempre historicamente situada. As afirmações, que ressaltam a importância das condições históricas e da ambiência cultural na produção do conhecimento, tem raízes em outros textos, de outras épocas.
A preocupação com a dinâmica dos aspectos afetivos e intelectual marca os trabalhos de Vigotski. mudam os saberes, mudam os suportes, mudam as praticas inscritas nos corpos, mudam gestos...mudam também os modos de ensinar e de aprender.
Para Vigotski, a emergência da linguagem verbal, de um agir comunicacional, vai regular a atividade em geral da criança.Os modos do adulto de agir e lidar com o conhecimento e de envolver a criança por meio de instruções, apontamentos e representações promovem seu desenvolvimento.
Vigotski defende que brincar, mesmo que sozinho, constitui uma "zona de desenvolvimento proximal"(zpd) para a criança, um espaço de relações interpessoais.
Assistir ao vídeo para trabalho em grupo.A preocupação com a dinâmica dos aspectos afetivos e intelectual marca os trabalhos de Vigotski. mudam os saberes, mudam os suportes, mudam as praticas inscritas nos corpos, mudam gestos...mudam também os modos de ensinar e de aprender.
Para Vigotski, a emergência da linguagem verbal, de um agir comunicacional, vai regular a atividade em geral da criança.Os modos do adulto de agir e lidar com o conhecimento e de envolver a criança por meio de instruções, apontamentos e representações promovem seu desenvolvimento.
Vigotski defende que brincar, mesmo que sozinho, constitui uma "zona de desenvolvimento proximal"(zpd) para a criança, um espaço de relações interpessoais.
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