sexta-feira, 6 de maio de 2016

Darwinismo... por profª Alcilene Rodrigues

Biologia e História
4ª aula


Darwinismo
Em uma viagem às ilhas de Galápagos (arquipélago a oeste do Equador), Charles Darwin observou espécies características que diferiam ligeiramente umas das outras, como os tentilhões. Começou a perceber que cada população poderia ser o início de uma nova espécie. 
Apos sua volta a Inglaterra, Darwin continuou recolhendo fatos relacionados com as variações de animais e plantas, até que, em 1838, leu um livro do economista e clérigo inglês Thomas Malthus (1766/1838) sobre população. Nesse livro, chamou a atenção de Darwin o fato de que, apesar de muitas espécies produziram grande número de descendentes, poucos indivíduos conseguiam sobreviver. Concluiu que os indivíduos com mais oportunidades de sobrevivência seriam aqueles cujas características fossem mais apropriadas para nas condições ambientais. Esses indivíduos teriam probabilidade de se reproduzir e deixar descendentes. Nessas condições, as variações favoráveis tenderiam a ser preservadas e as desfavoráveis eliminadas.
Darwin começou a suspeitar também que o mecanismo da evolução poderia ter alguma semelhança com a seleção natural artificial, processo em que o ser humano seleciona para reprodução espécies animais e vegetais com características desejáveis e despreza as demais. Assim surgiram, por exemplo, todas as raças de cães, carneiros, cavalos, vacas, as variedades de milho, frutos, e etc.
Desse modo, nascia o conceito de seleção natural, sobre o qual Darwin afirmou: A essa preservação de variações favoráveis e rejeição de variações prejudiciais eu chamo de seleção natural.
Pelo constante e lento processo de seleção ao longo das gerações, as espécies podem se diversificar e tornar-se mais adaptadas ao ambiente em que vivem.

Evolução por seleção natural
O mecanismo da evolução por seleção natural proposto por Darwin apresenta seis etapas:

1- Os indivíduos de uma mesma espécie mostram muitas variações na forma e na fisiologia.
2- Boa parte dessas variações é transmitidas aos descendentes.
3- Se todos os indivíduos de uma espécie se reproduzissem, as populações cresceriam aceleradamente, em progressão geométrica.
4- Como os recursos naturais são limitados, os indivíduos de uma população lutam por sua sobrevivência e pela sobrevivência de sua prole.
5-Portanto, apenas alguns, chamados por Darwin de mais aptos, sobrevivem e deixam filhos (seleção natural). A sobrevivência e a possibilidade de reprodução dependem das características desses indivíduos, que, por serem hereditárias, serão transmitidas a seus filhos.
6- Pela seleção natural as especies serão representadas por indivíduos adaptados ao ambiente em que vivem.

Veja como seria uma explicação darwinista para a língua comprida do camaleão ou do tamanduá: em uma população inicial de camaleões, alguns indivíduos possuíam língua mais cumprida que outros. Essa característica seria hereditária e os indivíduos com língua maior passaram a ter maiores chances de capturar insetos.. O processo repetiu-se ao longo das gerações e a frequência de animais de língua mais cumprida aumentou de maneira gradativa. 
O principal problema da teoria darwiniana foi não explicar a origem e a transmissão das variações, as mutações e as leis de Mendel não eram conhecidas na época.

Em 1831 Darwin realizou uma viagem de 5 anos a bordo do navio inglês HMS Beagle em direção à América do Sul indo depois para a Nova Zelândia e  para a Austrália.
As obervações que fez ao longo dessa viagem o convenceram de que as espécies não eram imutáveis. No entanto, suas conclusões não foram logo publicadas. Ele continuou recolhendo provas e trabalhando em sua teoria por mais 20 anos após aquela viagem. A esse respeito afirmou : "A única maneira justa e legítima de considerar a questão é tentar provar se minha teoria da evolução explica várias classes ampla de fatos".
Essas "classes amplas" de fatos incluíam, entre outros, a adaptação, a transformação das espécies, a existência de fósseis e a semelhança dos organismos que vivem em ilhas com os que vivem em continentes próximo.
Em 1858 Darwin recebeu um manuscrito do naturalista inglês Alfred Russel Wallace (1823/1913), intitulado A tendencia das variedades de se afastarem indefinidamente do tipo original. Para sua surpresa, Wallace tinha chegado às mesmas conclusões que ele.
Um resumo do trabalho de Darwin e o ensaio de Wallace foram publicados em conjunto pela instituição cientifica Linean Society of London, mas não despertaram muita atenção. Em 24 de novembro de 1859, quase 30 anos após o início da viagem do Beagle, saiu a primeira edição do livro de Darwin, A origem das espécies.
Alguns cientistas preferem falar em teoria de Darwin- Wallace. No entanto, Darwin tem o mérito de ter apresentado uma imensa série de evidencias a favor de sua teoria e, por isso, a teoria da evolução é mais identificada com o nome dele que com o de Wallace.

Atividade em grupos.
Formem grupos e escolham um dos temas abaixo para pesquisar:
a) A importância da viagem de Darwin a bordo do navio Beagle para a teoria da evolução.
b) Como os fosseis se formam, quais os métodos para calcular a idade de um fóssil e por que são importantes para a teoria da evolução.









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