segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Lawrence Kohlberg....por profª Alcilene Rodrigues

Quem é?


Lawrence Kohlberg (1927-1987), psicologo norte americano, dedicou-se ao estudo da teoria piagetiana, centrando suas atenções na questão moral. Foi professor da Universidade de Havard e realizou diversas experiencias sobre desenvolvimento moral, além de coordenar os projetos de comunidades justas. Acompanhou pessoalmente suas experiencias em varias partes do mundo, como Estados Unidos, Turquia, Israel e Taiwan.
Ao fazer a explicitação dos fundamentos filosóficos de suas atividades, mereceu o diálogo com filósofos como Jurgen Habermas e Karl Otto Apel. A originalidade de sua teoria esta na analise do pensamento pós-convencional, pelo qual amplia o campo da maturidade moral, ao argumentar que não basta o individuo introjetar as normas de sua cultura, mas dever ir além, se percebe que pode haver conflito entre a lei e a justiça. Suas principais obras: O desenvolvimento dos modos de pensamento e opção moral entre dez e dezesseis anos(tese de doutorado na Universidade de Chicago), Do é para o dever ser, Ensaios sobre o desenvolvimento moral (2 volumes), além de outros livros e inúmeros artigos e conferencias.

A teoria de Lawrence Kohlberg:
Uma das diferenças do trabalho de  Kohlberg em relação ao de seu mestre Piaget é que ele rejeita a teoria do paralelismo entre a psicogênese do pensamento logico e a psicogênese da moralidade. Isto é, o desenvolvimento lógico não provoca automaticamente o amadurecimento moral. Se o pensamento lógico formal é condição necessária para a vida moral plena, não é, entretanto, suficiente. Suas observações e experimentações comprovam que a maturidade moral geralmente só pode ser alcançada pelo adulto, cerca de dez anos depois da adolescência e, mesmo assim, depende de condições que examinaremos adiante.
Essa conclusão decorreu de experiencias para averiguar o comportamento moral de grupos os mais diversos, em escolas de diferentes segmentos sociais, em prisões, quarteis e kibutz.  Kohlberg aplicou rico material em grupos de controle em diversos países e acompanhou essas pessoas por vários anos. Por exemplo, em Chicago (EUA), durante 15 anos, realizou entrevistas a cada 3 anos, em um grupo de 75 meninos e rapazes que, no início das experiencias, tinham de 10 a 16 anos.
Para Kohlberg , o nível mais alto da moralidade exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal. Por isso reformula a teoria dos estágios morais e distingue três grandes níveis de moralidade : o pre-convencional, o convencional e o pós-convencional, cada um deles composto de dois estágios.
                                                                                     



Exercícios
1- Faça o fichamento da teoria de Piaget
2- Faça o fichamento da teoria de Kohlberg
3- Destaque as semelhanças e diferenças entre Piaget e Kohlberg.



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