Biologia
Em alguns invertebrados, como a minhoca e os nematódeos, a sustentação é feita pela pressão dos líquidos existentes no interior de cavidades do corpo.
O esqueleto dos vertebrados é interno. Ele sustenta o corpo, protege vários órgãos, colabora nos movimentos, armazena cálcio e, em seu interior, são produzidos elementos de sangue. É composto de duas partes: axial-com cranio, a coluna vertebral, as costelas e o esterno-e apendicular- formada por ossos que compõem a cintura escapular, com os membros anteriores, e a cintura pélvica, com os membros posteriores.
As articulações são os pontos onde os ossos se encontram. Nas imóveis (suturas), os ossos estão bem unidos e não há nenhum movimento entre eles, é o caso dos ossos do crânio (a mandíbula possui uma articulação móvel).A móvel compara-se à dobradiça de uma porta e permite movimentos em uma unica direção, é o caso do cotovelo e do joelho. No ombro, no quadril e nas pernas, o tipo de articulação permite movimentos em varias direções.
Em alguns invertebrados, como a minhoca e os nematódeos, a sustentação é feita pela pressão dos líquidos existentes no interior de cavidades do corpo.
Nos moluscos há, em geral, um esqueleto externo ou exoesqueleto, constituído de sais de cálcio, que cobre o corpo.
Nos artrópodes, o exoesqueleto é formado por quitina associada a fibras de proteínas ou, em alguns casos, a sais de cálcio. Esse esqueleto não se expande e, como envolve todo o corpo, é substituído periodicamente durante o crescimento do animal (mudas ou ecdses).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiKtKOGpQEp3pV0DblKrZdFj9hmkFhLhLv4uh-gHe1EnfP4BqvhWM2CN0Qf4DcOc7sCdHUg2RwTzwQQWm2PvxX856V_eK7dDarFO62USPZ8NIHLyNpFdjoxutMz4j-1PA001NqKA1ZkR1D/s1600/download.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSlCMr_MUix2ZwxxPOqDX5kc0y8U8H2KQpuLlRQCPx4Eb6WZxApn0HYgTY_5nCjghQYf5MdGPValDv10EufG77r1L-_qZaIfEGkHhIm-oOfum0hcAF93BkKii7ZVW88QcNpFh_-yNw80x0/s280/reino-animal-vertebrados-prof-ivanise-meyer-8-638.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário