Glossário são os significados de palavras ou expressões de um determinado escopo. Dicionário é o significado de toas as palvras da língua portuguesa.
Glossario técnico contem explicações de conceitos relevantes de um certo campo de estudo ou ação. Neste sentido, o termo é relatado para a nocão de ontologia. Tradicionalmente um glossário aparece no final de um livro e inclui termos citados que o livro introduz ao leitor. A impotancia do glossário é porque forma uma lista com os termos e palavras contidas no texto do trabalho, que não tem significado de conhecimento comum, além disso é útil para evitar interpretações erradas pois se a palavra estiver definida no glossário, o leitor irá saber qual o significado dela no contexto.
Exemplo de Glossário para design de interiores:
Arandela = luminária presa a parede. Ela é flexivel podendo ser usada em vários ambientes da casa ou local diferente. Existem vários modelos e cores diferentes no mercado.
Área comum =área que compõem o prédio e suas instalações que possuem acessos comuns á todas as pessoas,como a área de circulação. Ex: recepção e sala de estar de um hotel.
Botonê = É a tecnica de efeito decorativo no estofamento, na qual a peça é marcada por pontos e costurados com botões formando um afundamento superficial. Esse acabamento não é feito na peça inteira, mas sim funciona como algum detalhe.
Brise soleil = dispositivo instalado horizontalmente ou verticamente diante de fachadas para controlar a incidencia do sol nos interiores de um edíficio, sem perder a ventilação, buscando o conforto termico, podendo ser de madeira, metal, plástico ou concreto.
Capitonê = Técnica de estofamento na qual o alcochoado é dividido por pontos equidistantes entre si, feitos por cordões que formam afundamento no tecido. A técnica cobre toda a superficie de uma peça, podendo usar ou não, botões para o acabamento.
Chesterfild = Sofá no estilo classico, normalmente em couro, braços arredondados e acabamento em caiptonê, sua composição junto ao ambiente confere luxo.
Composê = É a combinação de cores iguais em padronagens diferentes ( listradas, floridas, geométicas etc).
Fachada = Apesar de muitos considerarem a frente de um imóvel, na verdade fachada é a classificação como todas as faces externas visiveis de um imóvel. A frontal é a principal.
Mobiliário - que tem a natureza de bens móveis, conjunto de móveis de uma casa, mobília que é o conjunto de peças ( de madeiras, metal, vime etc) que se coloca dentro de um comodo com várias utilidades ( para nelas sentar, dormir, comer etc), podendo servir também como adorno mobiliário.
Paleta de cores = Conjunto das cores preferidas de determinado artista ou próprias de um grupo ou escola artisticas, a paleta de Portinar, ou paleta é denominada de colorido, cores, gama de cores e conjunto de cores.
Piso = Onde se pisa, pavimento, andar de um edificio, soalho, chão, e o tipo de revestimento colocados no chão para embelezar o ambiente de um edificio, quarto, ruas, estradas etc.
Porta = Abertura através da qual as pessoas entram e saem de um lugar, ambientes. Peça de madeira ou metalica, vidros. Prancha móvel usada, em uma abertura desse tipo.
Ornamento = Ação ou efeito de ornamentar, de colocar oranamentos, ornato, parte de uma obra, que embora não seja um elemento essencial, participa da sua decoração.
Exercicios:
1- Organize as palavras técnicas que leu em um texto e faça um glossário da area que voce estuda ou gosta:veterinaria, enfermagem, medicina, engenharia, administração, direito, etc.
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário