Martim Afonso de Souza
Dom João III, rei de Portugal, resolveu mandar uma expedição ao Brasil em 1530, a fim de povoá-lo. Essa expedição era comandada por Martim Afonso de Souza e foi a 1ª expedição colonizadora.
Era essa expedição composta de 400 homens e uma esquadra de 5 navios. Logo ao chegar nas costas de Pernambuco, aprisionou três navios franceses carregados de pau-brasil.
Martim Afonso encontrou-se na Bahia com Caramuru, cujo nome era Diogo Alvares Correia, um portugues que naufragou nas costas daquele Estado. Caramuru casou-se com uma brasilíndia chamada Paraguaçu, filha do cacique Taparica.
Martim Afonso veio para o sul, fundando São Vicente, a primeira cidade ou colonia no Brasil. Construiu nela igreja, Câmara Municipal, cadeia, começou a plantação da cana de açuçar, trigo e vinha e iniciou a criação de gado. Mandou 80 homens ao sertão a fim de explorá-lo (2ª entrada) comandados por Pero Lobo, os quais não voltaram.
Martim Afonso foi auxiliado por João Ramalho (outro náufrago), casado com a brasilíndia Bartira, filha do cacique Tibiriça e também pelo padre Gonçalo Monteiro, o qual foi seu sucessor na administração.
Foram fundadas outras cidades: Santo André, por João Ramalho e Santos por Braz Cubas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário