sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Moral e o Civismo...profª Alcilene Rodrigues

 A liberdade, tão essencial as nossas vidas, só tem valor ético quando associada à  responsabilidade. Assim, toda pessoa livre deve ser, na mesma medida, uma pessoa responsável.  Responsável perante sua consciência moral e perante as leis da sociedade em que vive.
   Podemos concluir, então que a noção de liberdade está associada a duas espécies básicas de  responsabilidade: a moral e a cívica.
  A responsabilidade moral abrange os deveres perante nossa consciência moral. A moral se  preocupa com o uso que o ser humano deve fazer de sua liberdade para ser verdadeiramente feliz.
  A educação moral procura agir intimamente na personalidade de cada um, com objetivo de formar  pessoas com bom caráter. Para isso, é necessário fortalecer a vontade humana, para que  ela  tenha como principio a voz interior de sua consciência moral e como fim a prática do bem.
 A responsabilidade cívica abrange os deveres perante a sociedade objetivando desenvolver o civismo e o bem comum.
  O civismo é o cumprimento consciente dos deveres para com a Pátria, tendo como objetivo o bem  estar de todos.
  A educação cívica pretende que as boas qualidades do caráter tenham um sentido social. Pretende  formar bons cidadãos, isto é , pessoas que compartilhem suas boas qualidades com os demais   membros da sua Pátria.


As Virtudes e os Vícios
    Virtude é o hábito de praticar o bem, isto é, de realizar ações que nos conduzam à verdadeira felicidade. A virtude corresponde ao uso da liberdade com responsabilidade.  
    Vício é o hábito de praticar o mal, isto é realizar algo que nos afasta da verdadeira felicidade. O vício corresponde ao uso da liberdade sem responsabilidade.
   Devemos destacar que a prática da virtude é a consequência natural da conduta do homem de bom caráter, do homem que escuta a voz de sua consciência moral, orientada pelos valores positivos da vida.

           O seguinte esquema resume as idéias examinadas até aqui:
  1. Príncipio da conduta- consciência moral (valores positivos).
  2. Educação moral e cívica - formando e fortalecendo o bom caráter
  3. Finalidade exterior da conduta - pratica da virtude.
Exercícios de compreensão:
1- No que consiste a conciência moral?
2- O que é caráter moral?
3-Por que a tarefa da Educação Moral é algo complexo e delicado?
4- Quais as duas etapas básicas deste trabalho educacional?
5- Conceitue civismo.
6- Qual diferença entre responsabilidade moral e responsabilidade cívica?
7- Defina virtude e vício.
8- Dê alguns exemplos de virtudes e de vícios.
9- Resuma as príncipais virtudes morais(prudencia, solidariedade, temperança, coragem, etc)

Tema para a redação:
  • A vida de todos nós esta baseada em uma escala de valores que adotamos. Quais os valores mais importantes de sua vida?
  • Pense num exemplo de pessoas que não possuem auto-respeito. 
Tema para debate:
  • Qual é na sua opinião, a maior virtude que um homem pode possuir? E o pior vício?


                       

   
                     
                                                                

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