A liberdade, tão essencial as nossas vidas, só tem valor ético quando associada à responsabilidade. Assim, toda pessoa livre deve ser, na mesma medida, uma pessoa responsável. Responsável perante sua consciência moral e perante as leis da sociedade em que vive.
Podemos concluir, então que a noção de liberdade está associada a duas espécies básicas de responsabilidade: a moral e a cívica.
A responsabilidade moral abrange os deveres perante nossa consciência moral. A moral se preocupa com o uso que o ser humano deve fazer de sua liberdade para ser verdadeiramente feliz.
A educação moral procura agir intimamente na personalidade de cada um, com objetivo de formar pessoas com bom caráter. Para isso, é necessário fortalecer a vontade humana, para que ela tenha como principio a voz interior de sua consciência moral e como fim a prática do bem.
A responsabilidade cívica abrange os deveres perante a sociedade objetivando desenvolver o civismo e o bem comum.
O civismo é o cumprimento consciente dos deveres para com a Pátria, tendo como objetivo o bem estar de todos.
A educação cívica pretende que as boas qualidades do caráter tenham um sentido social. Pretende formar bons cidadãos, isto é , pessoas que compartilhem suas boas qualidades com os demais membros da sua Pátria.
As Virtudes e os Vícios
Virtude é o hábito de praticar o bem, isto é, de realizar ações que nos conduzam à verdadeira felicidade. A virtude corresponde ao uso da liberdade com responsabilidade.
Vício é o hábito de praticar o mal, isto é realizar algo que nos afasta da verdadeira felicidade. O vício corresponde ao uso da liberdade sem responsabilidade.
Devemos destacar que a prática da virtude é a consequência natural da conduta do homem de bom caráter, do homem que escuta a voz de sua consciência moral, orientada pelos valores positivos da vida.
O seguinte esquema resume as idéias examinadas até aqui:
- Príncipio da conduta- consciência moral (valores positivos).
- Educação moral e cívica - formando e fortalecendo o bom caráter
- Finalidade exterior da conduta - pratica da virtude.
Exercícios de compreensão:
1- No que consiste a conciência moral?
2- O que é caráter moral?
3-Por que a tarefa da Educação Moral é algo complexo e delicado?
3-Por que a tarefa da Educação Moral é algo complexo e delicado?
4- Quais as duas etapas básicas deste trabalho educacional?
5- Conceitue civismo.
6- Qual diferença entre responsabilidade moral e responsabilidade cívica?
7- Defina virtude e vício.
8- Dê alguns exemplos de virtudes e de vícios.
9- Resuma as príncipais virtudes morais(prudencia, solidariedade, temperança, coragem, etc)
Tema para a redação:
- A vida de todos nós esta baseada em uma escala de valores que adotamos. Quais os valores mais importantes de sua vida?
- Pense num exemplo de pessoas que não possuem auto-respeito.
Tema para debate:
- Qual é na sua opinião, a maior virtude que um homem pode possuir? E o pior vício?
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