aula de história
No século XIII, deu-se o apogeu da escolástica, escola cristã na qual destacou-se a obra de Tomas de Aquino (1225-1274). O tomismo caracterizou-se pela grande síntese do aristotelismo e pela densa discussão a respeito das verdades teológicas da fé cristã.
Naquele século os tempos já eram outros, com o renascimento das cidades e a intensificação do comercio, o debate das ideias nas universidades e provocação das heresias, que desafiavam a ortodoxia religiosa. Também Tomás de Aquino mudou o enfoque dos temas políticos e, sob a influencia de Aristóteles, debruçou-se sobre questões como a natureza do poder e das leis e o tema clássico do melhor governo.
No entanto, coerente com a visão religiosa do mundo, conclui que o Estado conduz o ser humano até um certo ponto, quando então é necessário o concurso do poder da Igreja, sem dúvida superior, e que cuidará da dimensão sobrenatural de seu destino. Embora mantendo a hierarquia entre as duas instancias, atenua sem duvida os excessos da doutrina nascida do conflito entre Igreja e Estado.
A tento ao risco da tirania, entende a paz, social como resultado da unidade do Estado e valoriza a virtude do governante, dando continuidade à versão da politica grega, que prescreve o comportamento virtuoso do governante.
Durante a Idade Média essas teorias foram adaptadas pelos religiosos, de modo a não conflitarem com o Cristianismo.
Exercícios:
Dissertação:
A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário