Moodboard é uma prancha de temperamento, tradução literal de moodboard, ou um painel semantico é um tipo de apresentação de projeto que pode ser composto de imagens, textos e amostras de objetos em uma composição da escolha do criador do quadro de humor.
Essa ferramenta, muito utilizada por arquitetos e designer de todas as áreas, pode ser traduzida como um "painel de imagens conceituais" e de "inspiração. Ele pode ser construidos com recortes de imagens ou mesmo objetos físicos, amostras de matéria prima e painéis de madeira, por exemplo. E seu conjunto visual deve ser capaz de transmitir a atmosfera e estilo de decoração que seu ambiente terá ao ser finalizado.
Sua utilização ajuda a organizar e traduzir visualmente um conceito ou estilo, exemplioficando imagens, paleta de cores, texturas, formas e materiais.Por isso também são conhecidos por painéis semânticos ou de inspiração. O uso do moodboard, além de facilitar a vida dos clientes demonstra ainda como sua pesquisa de tendencias será aplicada em uma nova coleção ou projeto. Previamente, ele traz à tona a atmosfera de qualquer projeto. É muito mais fácil do que mandar listas e listas de links de referencia e imagens, ou escrever e-mail com termos técnicos.
Exemplo de Mood Board de um projeto de loja de vestidos de festa:
Alice Penco
store.
![]() |
![]() |
![]() |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOPRf2vOYu75bfHIsL0J44i-0rPY9RLBQDT4alC6TV8YJT7qU0lyZhO7LpWSajTymOwcC_kvM5b95ifufj0RFnEOCAOWzWerZ7f0QAMMRCXtsH20Bg-Qhg-i7s1BbX1gR6djhz-k4bHp2t/w84-h84/poltrona-masotti+%25281%2529.jpg)