quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fordismo e taylorismo...por profª Alcilene Rodrigues

Introdução de inovações tecnológicas e o trabalho
As transformações ocorridas no mundo do trabalho são o resultado, principalmente, da automação ou introdução de inovações tecnológicas. Essas máquinas modernas que revolucionaram os modos de se comunicar, relacionar e trabalhar facilitaram a vida das pessoas, mas, por outro lado, quando aplicadas ao processo de trabalho, implicam a utilização cada vez menor de mão de obra para obter cada vez mais bens e serviços. Esse é o significado de "ganhos de produtividade" que aparece no texto apresentado: hoje é possível produzir mais riquezas com um número menor de trabalhadores. A grande indústria moderna é o ápice do processo de substituição do homem pela máquina, discutido por Marx.

O sistema taylorista-fordista de produção
Durante o processo de desenvolvimento da indústria, houve o esforço de introduzir mudanças no processo de produção e na organização do trabalho, com o objetivo de aumentar a produtividade do trabalho, ou seja fazer com que o trabalhador produzisse mais em menor tempo.
A junção do controle de tempo com a esteira na linha de produção recebeu o nome de fordismo-taylorismo ou virce-versa. Esse foi o sistema de produção predominante até a década de 1960, o qual se caracteriza por produção em massa e altamente homogeneizada, utilização do trabalho parcelar, o operário visto como um apêndice da máquina, executando atividade repetitiva.
Conseguiu reduzir o tempo de produção e aumentar o ritmo.Era a mescla da produção em série fordista com o cronômetro taylorista. A dimensão intelectual do trabalho ficava a cargo de bem poucos, pois utilizava uma grande massa de trabalhadores pouco ou semiqualificados.
Combinados, esses métodos de divisão do trabalho tiveram seu ápice nas décadas de 1950 e 1960 que ficaram conhecidas na história do capitalismo como "Os anos dourados". Seus críticos disseram que esses processos alienavam o trabalhador do processo produtivo. Também criticavam essas filosofias de trabalho por transformarem o operário em um simples " apertador de parafusos", que não precisava de grandes instruções para realizar a tarefa, tornando-o mão de obra barata e quase sem possibilidades de ascensão.

                                        Taylorismo


                                         Fordismo


Criado por  F.W. Taylor, no final do século XIX, o taylorismo era um método da racionalização do trabalho que tinha como objetivo a sistematização da produção, para aumentar a produtividade, economizar tempo e suprimir gastos necessários no interior do processo produtivo. A máxima " tempo é dinheiro" se transformou no simbolo do sistema taylorista, que acabou não se restringindo somente às fábricas, mas alcançou toda a sociedade capitalista  Partindo do princípio de que os operários são indolentes e não sabem usar gestos de modo econômico, Taylor estabeleceu um "controle científico" por meio da medição por cronômetros, para que a produção fabril fosse cada vez mais simples e rápida. Com a criação de um setor de planejamento responsável pelo "saber como produzir", ficava muito nítida a separação entre a concepção e a execução do trabalho, isto é, entre o projeto e a sua realização, entre pensar e o fazer.
                                        Frederick W.Taylor (1856-1915)

O fordismo, por sua vez, idealizado pelo empresário Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, se caracterizou por ser método de produção em série, por meio de implementação das linhas de montagem, nas quais os produtos eram produzidos em esteiras rolantes, e cada operário realiza uma etapa da produção. O método exigia altos investimentos e grandes instalações, mas gerava uma produtividade e um lucro maiores.  A produção de carros e os lucros de Henry Ford aumentaram vertiginosamente, mas o operário foi submetido ao trabalho parcelado e repetitivo.
Aliado à lógica da produção em série, o investimento em publicidade visava a provocar artificialmente a "necessidade" da compra. Estava nascendo a sociedade de consumo com seus patrocinadores, anunciantes, facilidades de crediário e campanhas publicitárias veiculadas, naquele tempo, sobretudo pelo rádio. Desse modo, as fábricas não só lançavam um produto na praça, mas também "produziam" o consumidor.
                                               Henry Ford (1863-1947)

Atividades:
1- Preste atenção na explicação de seu professor e anote as principais caracterísiticas do taylorismo.
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2- Preste atenção na explicação do seu professor e anote as principais características do fordismo.
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