3ª aula
Quem é ?
Quem é ?
Sócrates (c.470-399 a.C). Nasceu e viveu em Atenas, Grécia. Filho de um escultor e de uma parteira, Sócrates conhecia a doutrina dos filósofos que o antecederam e de seus contemporâneos.Discutia em praça pública sem nada cobrar. Não deixou livros, por isso conhecemos suas idéias por meio de seus discipulos, sobretudo Platão e Xenofonte. Acusado de corromper a mocidade e negar os deuses oficiais da cidade, foi condenado a morte. Esses acontecimentos finais são relatados no diálogo de Platão, Defesa de Sócrates. Em outra obra, Fédon, Sócrates discute com os díscipulos sobre a imortalidade da alma, enquanto aguarda o momento de beber a cicuta. Na maioria dos diálogos platônicos, Sócrates é o protagonista.
Dizem que era um homem feio, mas que, quando falava, exercia estranho fascinio. Procurado pelos jovens, passava horas discutindo na praça pública. Interpelava os traseuntes, dizendo-se ignorante, e fazia perguntas aos que julgavam entender determinado assunto: " O que é a coragem e a covardia?", " O que é beleza?"O que é justiça?", " O que é virtude?". Desse modo Sócrates não fazia preleções, mas dialogava. Ao final, o interlocutor concluía não haver saída senão reconhecer a própria ignorancia. A discussão tomava então outro rumo, na tentativa de explicitar melhor o conceito. Vejamos então dois momentos que Sócrates denominou ironia e maiêutica.
No sentido comum, usamos a ironia para dizer algo e expressar exatamente ao contrario. Por exemplo: afirmamos que alguma coisa é bonita, mas na verdade insinuamos que é muito feia. Diferente para Sócrates, a ironia consiste em perguntar, simulando não saber. Desse modo, o interlecutor expõe sua opinião, à qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento.
A maiêutica centra-se na investigação dos conceitos. Para tanto, Sócrates faz novas perguntas, simulando para que o interlecutor possa refletir. Portanto não ensina, mas o interlecutor descobre o que já sabia. Sócrates dizia que, enquanto sua mãe fazia parto de corpos, ele ajudava a fazer, tendo por trazer à luz idéias.
O interessante nesse método é que nem sempre as discussões levam de fato a uma conclusão efetiva, mas ainda trazem o benefício de cada um abandonar a sua doxa, termo grego que desígna
a opinião, um conhecimento impreciso e sem fundamento. A partir daí, é possível abandonar o que sabia sem crítica e atingir o conhecimento verdadeiro.
"Só sei que nada sei", podemos entender como a máxima socrática, surgiu como ponto de partida para o filósofar. Podemos fazer algumas obeservações:
Vimos que Sócrates faz muitas perguntas, questiona, busca interlocutores a fim de compartilhar e discutir suas indagações. Mas nem sempre esses diálogos chegavam a uma resposta definitiva. Por isso costumamos dizer que a filosofia é a procura mas não a posse, da verdade.
Atividades:
A partir do que voce estudou sobre Sócrates responda:
a) O que significa a maxima sócratica " só sei que nada sei"? Ela se refere a Sócrates ou a própria filosofia? Como?
b) Em que consiste o método socrático? Explique
c) Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filósofo? Explique. Em seguida, reuna-se com os colegas para imaginar quem seriam, hoje os inimigos de Sócrates.
A maiêutica centra-se na investigação dos conceitos. Para tanto, Sócrates faz novas perguntas, simulando para que o interlecutor possa refletir. Portanto não ensina, mas o interlecutor descobre o que já sabia. Sócrates dizia que, enquanto sua mãe fazia parto de corpos, ele ajudava a fazer, tendo por trazer à luz idéias.
O interessante nesse método é que nem sempre as discussões levam de fato a uma conclusão efetiva, mas ainda trazem o benefício de cada um abandonar a sua doxa, termo grego que desígna
a opinião, um conhecimento impreciso e sem fundamento. A partir daí, é possível abandonar o que sabia sem crítica e atingir o conhecimento verdadeiro.
"Só sei que nada sei", podemos entender como a máxima socrática, surgiu como ponto de partida para o filósofar. Podemos fazer algumas obeservações:
- Sócrates não esta voltado para si mesmo como pensador alheio ao mundo e sim na praça pública.
- Seu conhecimento não deriva de um saber acabado, porque é vivo e em processo de fazer, tendo por conteúdo a experiência cotidiana.
- Guia-se pelo príncipio de que nada sabe e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogação e o questionamento de tudo que parece óbvio.
- Ao criticar o saber dogmático ( no contexto, saber baseado em crença não justificada, sem questionamentos), não quer com isso dizer que ele próprio seja detentor de um saber. Desperta as consciências adomercidas, mas não se considera um "farol" que ilumina: o caminho novo deve ser construído pela discussão, que é intersubejtiva (entre sujeitos, entre diferentes pessoas) e pela busca das soluções.
- Sócrates é " subversivo" porque "desnorteia", pertuba a ordem do conhecedor e do fazer, e por isso incomoda tanto os poderosos.
Vimos que Sócrates faz muitas perguntas, questiona, busca interlocutores a fim de compartilhar e discutir suas indagações. Mas nem sempre esses diálogos chegavam a uma resposta definitiva. Por isso costumamos dizer que a filosofia é a procura mas não a posse, da verdade.
Atividades:
A partir do que voce estudou sobre Sócrates responda:
a) O que significa a maxima sócratica " só sei que nada sei"? Ela se refere a Sócrates ou a própria filosofia? Como?
b) Em que consiste o método socrático? Explique
c) Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filósofo? Explique. Em seguida, reuna-se com os colegas para imaginar quem seriam, hoje os inimigos de Sócrates.
ou que gata essa mulher do plano de fundo nem reparei no texto sobre Socratis rsrs
ResponderExcluira)O que significa a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou à própria filosofia? Como?
ResponderExcluirA máxima socrática “só sei que nada sei” refere-se a Sócrates, mas também á própria filosofia. Essa afirmação é a base na qual Sócrates inicia sua tarefa filosófica de indagar sobre os conceitos. Assim como Sócrates a atitude do filósofo não é a de quem sabe de antemão, mas daquele que indaga, questiona tudo o que parece obvio.
b) Em que consiste o método socrático? Explique.
O método socrático baseia se na noção de ironia – questionamento que leva o interlocutor a reconhecer a superficialidade, incoerência e equivoco de seu conhecimento – e maiêutica – questionamento que leva o interlocutor a reelaborar seu pensamento de maneira racional, coerente e profundo – aplicada pelo filósofo nas ruas de Atenas, em conversas como os transeuntes.
muito bem Alisson você foi objetivo e direto. Sócrates gostava de provocar as pessoas pelas ruas de Atenas e faze-las pensar antes de responder qualquer coisa, ele queria respostas mais completas e verdadeiras.
ExcluirProfessora se puder, me responde essa pergunta por favor ok!!!!!
ResponderExcluirOs inimigos de Sócrates acusavam.-no de corromper a juventude. Segundo a tradição fiosófica, seria outra a intenção do fiosófo. mas nos dias de hoje, quem seriam os inimigos de Sócrates???
Obrigado por sua atenção!!!!
Alex:
ResponderExcluirA intensão de Sócrates era mostrar o caminho para uma sociedade mais justa e honesta, ele não fornecia respostas prontas.Esperava que as pessoas encontrassem as respostas,discutindo e chegassem a uma solução onde todos seriam beneficiados coletivamente. Os jovens seriam uma ameaça com idéias renovadoras contrariando, as normas existentes que beneficiavam apenas a um determinado grupo social.Os inimigos seriam os políticos, autoridades do serviço publico e a sociedade civil privilegiada financeiramente que detêm o poder econômico,
Obrigada pela visita
qual era os método de Sócrates ?'
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