Quem é?
Lawrence Kohlberg (1927-1987), psicologo norte americano, dedicou-se ao estudo da teoria piagetiana, centrando suas atenções na questão moral. Foi professor da Universidade de Havard e realizou diversas experiencias sobre desenvolvimento moral, além de coordenar os projetos de comunidades justas. Acompanhou pessoalmente suas experiencias em varias partes do mundo, como Estados Unidos, Turquia, Israel e Taiwan.
Uma das diferenças do trabalho de Kohlberg em relação ao de seu mestre Piaget é que ele rejeita a teoria do paralelismo entre a psicogênese do pensamento logico e a psicogênese da moralidade. Isto é, o desenvolvimento lógico não provoca automaticamente o amadurecimento moral. Se o pensamento lógico formal é condição necessária para a vida moral plena, não é, entretanto, suficiente. Suas observações e experimentações comprovam que a maturidade moral geralmente só pode ser alcançada pelo adulto, cerca de dez anos depois da adolescência e, mesmo assim, depende de condições que examinaremos adiante.
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Ao fazer a explicitação dos fundamentos filosóficos de suas atividades, mereceu o diálogo com filósofos como Jurgen Habermas e Karl Otto Apel. A originalidade de sua teoria esta na analise do pensamento pós-convencional, pelo qual amplia o campo da maturidade moral, ao argumentar que não basta o individuo introjetar as normas de sua cultura, mas dever ir além, se percebe que pode haver conflito entre a lei e a justiça. Suas principais obras: O desenvolvimento dos modos de pensamento e opção moral entre dez e dezesseis anos(tese de doutorado na Universidade de Chicago), Do é para o dever ser, Ensaios sobre o desenvolvimento moral (2 volumes), além de outros livros e inúmeros artigos e conferencias.
A teoria de Lawrence Kohlberg:
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Essa conclusão decorreu de experiencias para averiguar o comportamento moral de grupos os mais diversos, em escolas de diferentes segmentos sociais, em prisões, quarteis e kibutz. Kohlberg aplicou rico material em grupos de controle em diversos países e acompanhou essas pessoas por vários anos. Por exemplo, em Chicago (EUA), durante 15 anos, realizou entrevistas a cada 3 anos, em um grupo de 75 meninos e rapazes que, no início das experiencias, tinham de 10 a 16 anos.
Para Kohlberg , o nível mais alto da moralidade exige estruturas lógicas novas e mais complexas do que aquelas do pensamento formal. Por isso reformula a teoria dos estágios morais e distingue três grandes níveis de moralidade : o pre-convencional, o convencional e o pós-convencional, cada um deles composto de dois estágios.
Exercícios
1- Faça o fichamento da teoria de Piaget
2- Faça o fichamento da teoria de Kohlberg
3- Destaque as semelhanças e diferenças entre Piaget e Kohlberg.
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