Literatura brasileira
Memórias póstumas de Brás Cubas, ao lado de inúmeras outras qualidades, apresenta uma narrativa absolutamente inovadora, além de uma interessante revisão crítica do Romantismo
" Ao cabo era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deixa-lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes e, por compaixão, o transportou para os seus livros."
Uma das críticas mais eficazes, e que nos interessa particularmente por opor ao Realismo nascente à escola anterior, encontramos no capitulo XIV, em que Brás Cubas, o personagem- narrador, se descreve aos dezesseis anos de idade:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4sxP5z-B117jSHKxVKpxc5okryjFicZk2oRn6lCwlNmM-dPjwzUsMaKNWbB92gJbC9LWMmY8nYcmLGXV-4sg6CsmaMMsj19yV6svGseE7YA8s9Sw_8FK-03HA0Xh6YJrIYZh6z5z5YV1O/s320/160793-004-30A39A41.jpg)
E outro momento, o narrador descreve Virgília, sua amante:
" Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos, muita preguiça e alguma devoção, -devoção ou talvez medo,creio que medo." (cap. XXVII)
Para não chocar os leitores, o narrador ja advertia que "isto não é romance em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos as sardas e espinhas." " Estas sempre aí, bruxo alusivo e zombeteiro, que resolves em mim tantos enigmas." Carlos Drummond de Andrade no poema " A um bruxo com amor", sobre Machado de Assis e sua obra.
Uma outra passagem desse romance ainda merece destaque. No capitulo CXIV, Virgília se despede de Brás Cuibas e parte para o Norte, no capítulo seguinte, o narrador confessa que não sentiu grandes emoções e aproveita para desferir outra estocada no cambaleante Romantismo e seus seguidores.
"Não se irrete o leitor com esta confissão. Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lagrimas, e não almoçar. Seria romanesco, mas não seria biográfico. A realidade pura é que almocei, como nos demais dias..."
Exercício:
Em pequenos grupos releiam, atentamente os fragmentos de Memórias pós-tumas de Brás Cubas, mais uma vez com a postura de um historiador e critico da literatura que se debruça sobre documentos e obras.
A tarefa é a seguinte: buscar, nas passagens transcritas, as oposições entre a narrativa romântica e a nova narrativa realista proposta por Machado de Assis.
Exercício:
Em pequenos grupos releiam, atentamente os fragmentos de Memórias pós-tumas de Brás Cubas, mais uma vez com a postura de um historiador e critico da literatura que se debruça sobre documentos e obras.
A tarefa é a seguinte: buscar, nas passagens transcritas, as oposições entre a narrativa romântica e a nova narrativa realista proposta por Machado de Assis.
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