O Capitalismo Comercial
Num sentindo genérico, ele pode ser definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção (terras, máquinas, mercadorias, moeda, etc), os quais são utilizados de maneira a se reproduzirem continuamente (lucro). Os indivíduos desprovidos de capital integram-se no sistema colocando à venda o único bem que possuem, sua força de trabalho, vista como uma mercadoria e, portanto, tendo valor variável, conforme sua oferta e procura. Com recursos assim obtidos, o individuo consome várias outras mercadorias, possibilitando o lucro da classe capitalista que, para manter seus negócios, continua consumindo a mercadoria-trabalho. Perpetua-se assim o sistema.
Foram 4 movimentos históricos que marcaram o incio da Idade Moderna -seculo XV-XVIII: no plano cultural: o Renascimento, no religioso, a Reforma Protestante, no politico, o Absolutismo e no econômico : O Capitalismo Comercial.
Características do Capitalismo Comercial:
O surgimento do capitalismo comercial esta fundamentado tanto no progresso econômico do século XI-XIII quanto na crise dos séculos XIV-XV. O primeiro fator contribuiu para a formação da burguesia, o desenvolvimento da vida urbana, o incremento da produtividade agrícola e artesanal, a intensificação do comercio e o despontar de um sistema financeiro. O segundo fator, a crise de fins da Idade Média, desorganizou de tal maneira a sociedade européia, que tornou necessária a intervenção do Estado, recém-nascido, para superar as dificuldades.
Assim como os séculos XI-XIII representarem a gestação do sistema, a crise de fins da Idade Média anunciara as dores do parto: no século XV nasceu o capitalismo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNIDNovj5X8DpXNEriOQeglyydoRkB6eYziiYj7A9CeRCuct1vzakxo6SI-G5SIFQeQ1OkmRn4bioWFR5lYmmSAUpKJfNfb_zlaqQApFCN_IaKWJfJxiew8lPB0ekE0n9AKLyjU-TMgxbK/s1600/capitalismo-comercial-comercio.jpg)
Na história do capitalismo, a importância relativa dos setores econômicos varia, havendo em cada fase uma atividade central, responsável por gerar lucros em maior quantidade, tal situação permite a acumulação de capitais e, consequentemente, a expansão do sistema. Nos séculos XV-XVIII, a atividade central foi a mercantil, daí falarmos em capitalismo comercial.
A expansão ultramarina
A expansão ultramarina européia representou uma forma de se superar a depressão econômica dos seculos XIV-XV, através, fundamentalmente, da busca de trigo e ouro. As técnicas de navegação, existentes desde o século XII, estavam sendo aperfeiçoadas, tornando mais simples a expansão. Na realidade, pode-se afirmar que a depressão gerou a necessidade de expansão.
Exercicios:
1- De que maneira o capitalismo comercial se articulava com os demais movimentos caracterizadores da Modernidade?
2- A expansão marítima nos séculos XV-XVI teve consequência econômica:
a) a queda dos recursos metálicos e limitação das atividades financeiras
b) o afluxo de metais nobres e alta dos preços.
c) a restrição ao crédito no sistema bancário
d) a expansão das corporações para a exploração da mineração
Nenhum comentário:
Postar um comentário