quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Brasilíndios..por profª Alcilene Rodrigues

Quem habitava o Brasil na época do descobrimento eram os brasilíndios.Estes viviam em tribos,sendo as principais a dos tupis que habitavam o litoral e a dos tapuias que habitavam o interior. Os tupis tiveram mais contato com os portugueses.
Os tupis e os tapuias dividiam-se em muitas outras tribos tais como: carijós, tamoios,tupinambás,tupininquins, caétes, portiguares, aimorés, etc.
Os brasilíndios moravam em aldeias chamadas tabas. Suas casas chamavam-se ocas. Uma taba abandonada chamava-se tapera. As ocas eram reunidas num pátio chamado ocara e eram cercadas por uma cerca chamda caiçara
Andavam os brasilíndios nus ou semi-nus. Alguns pintavam o corpo, enfeitavam-se com penas, dentes de animais, etc. Traziam à cabeça cocares ou carapuças de penas.
Alimentavam-se da caça, pesca, raízes e frutos. Com raízes de milho faziam uma bebida chamada cauim. Cultivavam o milho, o algodão e a mandioca.
Fabricavam utensílios de barro, suas armas ,cordas, redes, peneiras, balaios, etc. Algumas tribos faziam objetos de barro (ceramicas), canoas, balsas e jangadas. Enterravam seus mortos nas igaçabas (urnas de barro).

Armas dos brasilíndios

Suas armas eram o arco, a flecha, o tacape, o machado, a lança, a clava e a zarabatana. Esta era um tubo comprido por onde sopravam flechas envenenadas.
Acreditavam na existencia de um Deus, o Tupã, acreditavam na Lua (Jaci) e no Sol (Guaraci). Acreditavam ainda em gênios (Anhangá, Saci, Curupira, Caapora).
Os brasilíndios falavam a língua tupi-guarani.
Gostavam da guerra, da dança e da música. Seus instrumentos musicais eram o membi (gaita), o maracá (chocalho), a inúbia (buzina), o uai (sembor), etc.
As danças guerreiras chamavam-se poracés.
Cacique ou morubixaba era o chefe da tribo, o mais valente dos brasilíndios. Pajé era o homem mais velho, sendo o curandeiro, feiticeiro e adivinho da tribo.
Os brasilíndios eram crianças grandes e alguns eram antropófagos (comiam carne humana).




Um comentário: