terça-feira, 8 de março de 2011

Tratado de Tordesilhas..por profª Alcilene Rodrigues

4ª aula.


Os povos que se distinguiram nos grandes descobrimentos foram os portugueses e espanhóis.
Quando Colombo descobriu a América reinava em Portugal Dom João II, o qual julgando-se prejudicado, ameaçou a Espanha de guerra.

O papa Alexandre VI resolveu a questão, estabelecendo um tratado entre as duas nações: Portugal e Espanha (assinou a lei Duarte Pacheco Chaves).

A 7 de junho de 1494 foi assinada na cidade de Tordesilhas, o tratado do mesmo nome, que dividia a terra em duas partes, para efeito de navegação e descobertas.

Esse tratado estabelecia que as terras que fossem descobertas a Leste (parte oriental) de uma linha traçada de pólo, pertenceriam a Portugal e as terras a Oeste (parte ocidental) seriam da Espanha.
A linha de demarcação distava 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. No Brasil tocava Belém, ao norte e Laguna em Santa Catarina, ao Sul.
Quando o Brasil foi descoberto em 1500, já vigorava esse tratado, e já pertencia a Portugal essa parte do território brasileiro. A linha de Tordesilhas foi ultrapassada muito mais tarde pelos bandeirantes.


As naus em rumo a descoberta do Novo Mundo.



Mapa do Tratado de Tordesilhas assinado em 07/06/1494.



A linha de demarcação entre Portugal e Espanha.


A descoberta do Brasil em 1500 pelos portugueses.



Exercícios: Responda, complete, ou dê o que se pede:
1- Quais os povos que se destacaram nos grandes descobrimentos?
2- Qual o Tratado assinado a 7 de julho de 1494?
3- De acordo com esse tratado, a quem pertenceriam as terras que fossem descobertas a leste da linha divisória?
4- Baseando-se nesse tratado, o Brasil devia mesmo pertencer a Portugal? Por que?
5- Quem ultrapassou a linha das Tordesilhas?
6- Onde tocava a linha de demarcação no Brasil?
7- Entre............................................. e .....................................surgiram rivalidades, que desapareceram depois com o chamado Tratado de..............................................
8- A linha traçada de................................................................................., dividia a Terra em duas partes para navegação e descobertas, a parte a......................................................seria de Portugal e a.........................pertencia a Espanha.

Um comentário: