sábado, 2 de abril de 2011

Pequena Biografia de Cabral

6ª aula.

            Pedro Alvares Cabral foi o almirante portugues que descobriu o Brasil. Cabral era de descendencia nobre, sendo que seu pai Fernão Cabral fora alcaide-mor do castelo de Belmonte e seu avô fora guardar-mor do infante Dom Henrique.
            Como Cabral fosse o segundo filho, usou o nome materno Gouveia (Pedro Alvares Gouveia) e só depois da morte de seu irmão mais velho é que passou a se chamar-se pelo nome Pedro Alvares Cabral!
            Morreu em Santarém em 1520. As cédulas de mil cruzeiros antigas trazem a efígie de Cabral numa das faces.
             Cabral esta ligado ao descobrimento do Brasil.
             Quando chegamos em 1500, o rei português Dom Manuel I autorizou que o navegante Pedro Álvares Cabral organizasse uma esquadra que, segundo consta, deveria aportar na Índia. Para tal propósito foi designado o uso de oito naus, três caravelas, um navio de mantimentos e uma caravela mercante. Além disso, foram convocados aproximadamente 1.500 homens, incluindo capitães, tripulantes, soldados e autoridades religiosas.
              Entre esses vários participantes da viagem marítima estava o cosmógrafo Duarte Pacheco da Costa, que, segundo aponta alguns historiadores, tinha participado de uma expedição secreta que já havia chegado ao Brasil no ano de 1498. Além disso, um ano após essa sigilosa viagem, outros indícios apontam que os navegadores Américo Vespúcio e Vicente Pinzón também fizeram uma breve visita ao Brasil. Mais uma vez, fica difícil acreditar que os portugueses não sabiam o que estavam fazendo.


Pedro Alvares Cabral



 




             

Nenhum comentário:

Postar um comentário