quinta-feira, 14 de julho de 2011

Governos Gerais

10ª aula
Tomé de Souza - 1549 a 1553

         Governo geral é o governo do poder centralizado. Para estabelecer o governo geral do Brasil, o governo portugues adquiriu a capitania da Bahia, dos descedentes e herdeiros de Francisco Pereira Coutinho e mais tarde, adquiriu todas as outras.
          Foi escolhido para 1º governador: Tomé de Souza, homem de grande capacidade e que já havia prestado serviços a Portugal. Era um homem simples e trabalhador: até pedras carregou na construção da cidade de Salvador, na Bahia, mas Tomé de Sopuza, principalmente construiu no Brasil os alicerces de uma civilazação mais organizada.
          Tomé de Souza chegou em 1549 á Bahia, escolhendo um lugar para sede do 1º governo geral, fundando assim a cidade de Salvador. Foi auxiliado por Caramuru e pelo padre Manuel da Nóbrega.
          Tomé de Souza troxe consigo 400 degradados, famílias e 6 padres jesuítas chefiados pelo padre Manuel da Nóbrega, artífices e 600 homens de armas.
          Os fatos do governo de Tomé de Souza foram:
    1º) Fundação de São Salvador ( 1ª capital do Brasil);
    2º) Criação do 1º bispado do Brasil, sendo nomeado bispo D.Pero Fernandes Sardinha.
    3º) Elevação à cidade, dos povoados de Santo André, fundado por João Ramalho e São Vicente, fundado por Martim Afonso de Souza.
    4º) Visitou as capitanias do Sul e aprovou a fundação de Santos. Além disso, o 1º governador desenvolveu a cultura da cana de açucar no norte do Brasil e começou a criação de gado que veio de Cabo Verde em troca de pau-brasil.
         Tomé de Souza governou 4 anos: de 1549 a 1553. Seu governo foi bom, sendo substituído por Duarte da Costa.




Vocabulário:
Centralizado- reunido em um ponto, concentrado.
Alicerces- bases

Nenhum comentário:

Postar um comentário