segunda-feira, 12 de março de 2012

Os tratados de limites:O tratado de Madri e a expulsão dos jesuítas e o tratado de Santo Ildefonso...por profª Alcilene Rodrigues

Tratado de Madri
Um brasileiro, Alexandre de Gusmão, conseguiu para Portugal as vantagens territoriais obtidas pelo tratado de Madri. Ele defendeu um principio que, na língua latina, se chama "uti possidetis": a Espanha reconhecia o domínio de Portugal nas extensas terras alcançadas pela penetração portuguesa. No sul o tratado de Madri entregava à Espanha a colonia do Sacramento, fundada pelos portugueses mas colonizadas pelos espanhóis, depois que elementos vindos de Buenos Aires fundaram nessa região Montevidéu. Em compensação, Portugal obteve os Sete Povos do Uruguai, fundados pelos padres espanhóis, a noroeste do atual Estado do Rio Grande do Sul, mas que sofreram a ocupação portuguesa com os ataques dos bandeirantes.
    Para a execução de um tratado de limites, é indispensável a nomeação de demarcadores ou comissionários: pessoas que vão à região fronteiriça verificar a posição dos acidentes geográficos, rios, montanhas ou lagos, indicados para a separação das terras. No Madri, Portugal nomeou para demarcar as fronteiras do Sul a Gomes Freire de Andrada, governador do Rio de Janeiro e futuro Conde de Bobadela. O comissário dos espanhóis, também para o Sul foi o Marques de Val de Lírios.
   Os trabalhos de demarcação foram logo iniciados mas não puderam ser concluídos porque se revoltavam os índios guaranis, que habitavam os Sete Povos do Uruguai. Esses índios, aldeados pelos espanhóis, tinham sido atacados pelos bandeirantes que haviam destruídos as sua lavouras e matado muitos dos seus parentes: por isso não quiseram abandonar as suas terras para entregar a Portugal.
    Atacados pelos espanhóis e pelos portugueses, os guaranis foram facilmente dominados. Gomes Freire, porém, não quis tomar posse da região por falta de segurança: afirmava que os colonos poderiam ser depois atacados pelos índios que se haviam internado nos matos.
   Como não quis receber os Sete Povos do Uruguai, Gomes Freire também não entregou aos espanhóis a Colonia do Sacramento. Os trabalhos de demarcação foram suspensos até que, em 1761, Espanha e Portugal concordaram em anular o tratado de Madri.
   Quando ao Norte, os trabalhos de demarcação nem sequer foram iniciados ainda que houvessem sido nomeados os demarcadores.
     Além de concorrer para a anulação do tratado de Madri, a revolta dos guaranis teve um outro resultado importante, o poderoso ministro Marques de Pombal, que governava o reino português, era inimigo dos jesuítas e, por isso, aproveitou a ocasião para acusar os padres de haverem aconselhados aos índios aquela revolta, afirmava que eles queriam fundar na região dos Sete Povos um império, independente de Espanha e Portugal.
    Com essas acusações queria o Marques de Pombal obter motivos para expulsar os jesuítas de Portugal e suas colonias. Afinal a expulsão foi decretada, depois de um atentado contra a vida do rei Dom José I, pois os padres da Companhia de Jesus foram acusados por Pombal, ainda que sem provas, de haverem participado desse crime.
     Foram grandes os males que causou ao Brasil a expulsão dos jesuítas: a instrução foi muito prejudicada, pois a colonia perdeu seus únicos professores capazes que possuía, também os índios  sem seus protetores, passaram a ser explorados como escravos e, por isso, abandonaram as aldeias e voltaram ao estado selvagem.

                                          


Tratado de Ildefonso.
Durante a Guerra dos Sete Anos, na Europa, Portugal e Espanha, combateram como inimigos.
Na América também houve lutas entre as colonias das duas nações: os espanhóis ocuparam a              Colônia do Sacramento, invadiram o território que é atualmente o Rio Grande do Sul e a ilha de Santa Catarina. Entretanto, uma ordem de Espanha obrigou-os a abandonar essas conquistas.      Pouco depois, em outubro de 1777, os dois países, Portugal e Espanha, assinaram o tratado de    Santo Ildefonso. O novo tratado admitia quase todas as fronteiras estabelecidas pelo de Madri. Apenas no sul foram feitas modificações muito favoráveis à Espanha: esse país passava a possuir, ao mesmo tempo as duas regiões, Colônia do Sacramento e Sete Povos do Uruguai.


                                   


Proibido esquecer: 
O aumento do território brasileiro:
  • Os tratados de limites: Tordesilhas, Lisboa, Utrecht, Madri e Ildefonso.
  • Nem as Bandeiras nem as expedições dos padres que iam ao interior catequizar os índios respeitaram o que estabelecia no tratado de Tordesilhas.
  • O tratado de Madri ( 1750 entre Portugal e Espanha) foi que deu ao Brasil a forma aproximada que possui atualmente.

Questionário:
1- Como Alexandre de Gusmão conseguiu vantagens territoriais para Portugal com o tratado de Madri?
2- Que estabelecia o Tratado de Madri no Sul?
3- Que são demarcadores?
4- Quais foram os demarcadores do sul?
5-Por que foi interrompido a execução do tratado de Madri ?
6- Porque foram expulsos os jesuítas de Portugal e suas colonias?
7- Que estabelecia o tratado de Santo Ildefonso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário