quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Linhas e Círculos da Terra- zonas da Terra- Coordenadas Geográficas...por profª Alcilene Rodrigues

9ª aula
   
 Para podermos localizar, com exatidão, os vários pontos da superfície terrestre, devemos imaginá-la como se fosse uma esfera perfeita, como uma bola, é a chamada esfera terrestre. Essa esfera terrestre possui um eixo imaginário, em cujas extremidades estão os pólos.
Eixo da Terra é, pois, uma linha imaginária em torno da qual ela faz o seu movimento de rotação.
Sobre essa esfera terrestre podem ser traçados círculos também imaginários.
Equador é o circulo perpendicular ao eixo que passa pelo centro da esfera, dividindo-a em duas posições iguais- hemisfério Norte e Sul.
Paralelos são círculos paralelos ao equador. Os paralelos não tem todos a mesma dimensão, pois, vão diminuindo à medida que se aproximam dos pólos.


Quatro são os paralelos que recebem denominações especiais: os dois trópicos - de Câncer (ao  Norte) e de Capricórnio (ao Sul), que distam do equador 23º27'30" (vinte e três graus, vinte e sete minutos e trinta segundo) e os dois círculos polares - o Ártico (ao Norte) e o Antártico (ao Sul), que distam 23º27'30" dos pólos.
Meridianos são círculos traçados perpendicularmente ao equador e que passam por ambos os pólos, dividindo a esfera terrestre em hemisfério: ocidental e oriental. Podemos traçar quantos meridianos quisermos. O meridiano principal, para os cálculos de longitude, é o que passa no Observatório de Greenwich, nos arredores de Londres.


Zonas da Terra- A esfera terrestre pode ser dividida em zonas, conforme a maior ou menor quantidade de calor recebida do sol:
Zona Tórrida ou Tropical, compreendida entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio, que recebe mais diretamente os raios solares, as duas Zonas Temperadas - do Norte e a do Sul- compreendida entre os trópicos e os círculos polares e as duas Zonas Glaciais, (Ártica e Antártica) compreendidas dentro de cada qual dos círculos polares e que são as mais frias.
As Coordenadas Geográficas servem para indicar, com precisão matemática, a posição dos diferentes lugares na superfície da Terra. As coordenadas geográficas compreendem a latitude e a longitude.


Latitude de um lugar é a distancia, em graus, que vai desse lugar ao equador. A latitude é contada em graus variando de zero a 90º, podendo ser Norte ou Sul, conforme o lugar, esteja no hemisfério Norte ou no hemisfério Sul. A latitude é contada sobre o equador.
Longitude de um lugar é a distancia, em graus, que vai do meridiano inicial, ou de Greenwich, ao meridiano desse lugar. A longitude pode ser oriental ou ocidental, sendo contada de 0º a 180º.



Eclíptica- circulo máximo na esfera celeste que corta o equador e tangencia os trópicos e que correspondem à órbita aparente do Sol em volta da Terra.
Uma circunferência é sempre dividida em 360 partes iguais, chamadas graus. Cada grau é dividido em 60 partes iguais chamadas minutos e cada minuto em 60 partes chamadas segundos. O grau é representado por um pequeno zero à direita e acima do número. O minuto por uma vírgula ou aspa á direita do número, o segundo por duas pequenas vírgulas ou aspas. Ex: 23º27'30" (vinte e três graus, vinte e sete minutos e trinta segundos).


Exercícios: responda, complete , ou dê o que se pede:
1- Como devemos imaginar a Terra a fim de localizarmos com exatidão os pontos da superfície?
2- Que é eixo da Terra?
3- Existem os círculos, ou são imaginários?
4- Que é Equador?
5- Como se chamam as extremidades do eixo?
6- os paralelos são todos da mesma dimensão?
7- Que são trópicos?
8- Que são círculos polares?
9- Que são meridianos?
10- Que é latitude?
11- Que é longitude?
12- Como está dividida a circunferência?
13-Como se chama a distancia em graus que vai de um lugar ao equador?
14- O paralelo que fica a 23º 27' e 30"ao Sul do equador chama-se.............e o que fica à mesma distancia, porém ao Norte, chama-se..........................................
15- O equador e o meridiano são círculos máximos por que dividem a Terra em partes...........
16- Os paralelos indicam a latitude e os meridianos a..............................
17- O meridiano inicial é o de..............................................
18- Os.............................................são círculos que cruzam os pólos e dividem a Terra em dois hemisférios: o........................................e o....................................................
Assinale a resposta certa:
19- As extremidades da Terra denominam-se:
círculos - equador - pólos - eixo
20- A zona da Terra que se encontra entre os trópicos é: frígida- temperada- glacial - tórrida




Nenhum comentário:

Postar um comentário