segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jerusalém, passado e presente...por profª Alcilene Rodrigues

11ª aula - História.

" Jerusalém, Yerushalam ou Al Quds. A primeira denominação é a cristã. A segunda, a hebraica. A terceira é o mesmo que a "sagrada", em árabe, característica atribuída à cidade pelos três maiores grupos de religiões monoteístas do mundo: os cristãos, os judeus e os muçulmanos.
Em cerca de 5.000 anos de idade, Jerusalém já foi dominada por judeus, romanos, muçulmanos, cruzados, mamelucos,otomanos, ingleses e palestinos, entre outros. Todos reivindicavam a paternidade da cidade.
Dentro das muralhas da cidade velha estão locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos. Para o judaísmo, a cidade é a capital da terra prometida por Deus ao patriarca Abraão. Nela existiram os dois grandes templos judaicos da história. O Muro das Lamentações, local mais sagrado para os judeus, é a parte que restou da muralha que protegia o Segundo Templo, destruído pelos romanos no ano 70. 


O cristianismo tem em Jerusalém o palco da tragédia de Jesus Cristo, que, segundo o Novo Testamento, foi crucificado pelos romanos. As principais localidades das narrativa bíblica cristã, entre eles a Via Dolorosa, a igreja do Santo Sepulcro(local da última ceia) e o Monte das Oliveiras, são visitadas por mais de um milhão de pessoas anualmente. Além disso Jerusalém é a terceira cidade mais importante para a fé islâmica, depois da Meca e Medina (ambas na Arábia Saudita). nela localiza-se o Monte do Templo, onde está a Mesquita de Al-Qsa, venerada pelos muçulmanos. A importância de Jerusalém para essas três religiões é incontestável: basta dizer que Jerusalém é mencionada 656 vezes na Torá, livro sagrado judeu, e 140 no Novo Testamento. 


Segundo o Corão, o livro sagrado do islamismo, foi em Jerusalém, no local onde se encontra hoje a mesquita do Domo da Rocha, que o profeta Maomé subiu ao céu montado em seu cavalo.
Apesar de judeus, cristãos e muçulmanos proclamarem Abraão pai da fé, as diferenças dogmáticas entre as três religiões afetam profundamente a vida cotidiana de Jerusalém: milhares de pessoas já morreram em ataques terroristas de fanáticos grupos religiosos"
(Adaptado de "A cidade sagrada", Folha de São Paulo, 29/12/1999.)


Exercício:
Elabore um texto comparando Jerusalém da época das cruzadas com a situação da cidade nos dias de hoje, estabelecendo relações entre política e religião.








Nenhum comentário:

Postar um comentário