terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bioma e biomas brasileiros...por profª Alcilene Rodrigues

10ª aula - Geografia

Bioma
O conceito de bioma, portanto, diz respeito a imenso ecossistema, uma paisagem natural, geralmente definido pela vegetação (a taiga, a savana, as pradarias, etc.) que abrange uma área de milhares de milhões de quilômetros quadrados. O termo bioma é de origem norte-americana, e os europeus em geral, para se referir ao mesmo fenômeno, preferem falar em biocenose ou formação florestal (ou paisagem vegetal). 



No Brasil, por causa da imensidão de nosso território (+ de 8,5 milhões de km²), existem varias paisagens vegetais, ou biomas. Todavia devemos lembrar que a vegetação natural de uma área e, juntamente com ela, a fauna do lugar, constitui, geralmente, o  primeiro elemento da paisagem que o ser humano modifica. Os seres vivos não domesticados, plantas, animais, como pássaros, insetos, etc, em regra são profundamente afetados pela ação humana, sobretudo quando há o crescimento econômico da região como a abertura de estradas e construções de hidrelétricas, de cidades, de fabricas, etc. Assim, um estudo (e um mapa) sobre paisagens vegetais originais do Brasil será sempre relativo a algo que quase não existe mais ou que está em franco processo de transformação.
Quando os colonizadores portugueses aqui chegaram, no século XVI, existiam duas imensas florestas que ocupavam a maior parte do nosso atual território: a mata Atlântica, na porção leste ou oriental, que logo foi praticamente desmatada, e a floresta Amazônica, na parte oeste e norte, que em grande parte ainda permanece.  
Em 2005, o IBGE e o Ministério do Meio Ambiente após anos de estudos, editaram um detalhado mapa sobre os principais biomas do Brasil. Já vimos que o conceito de bioma abrange uma grande região ou paisagem natural, um somatório de ecossistemas vizinhos e aparentados e engloba tanto a vegetação quanto a fauna da área ou região. O ponto de partida para definir um bioma é uma formação florestal, é a vegetação o que mais marca ou caracteriza um bioma que, muitas vezes, é definido como uma enorme formação vegetal. 
No conceito de bioma ou somatório de ecossistemas aparentados e vizinhos, na verdade, há a preocupação antes de tudo com a valorização e a defesa no sentido de preservação e o uso racional da biodiversidade de cada paisagem natural. Biodiversidade é o mesmo que diversidade biológica, ou seja, a diversidade ou variedade de seres vivos(animais, vegetais ou microrganismos) de um ecossistema ou de um bioma. O conceito de bioma é voltado para o importante levantamento sobre os seres vivos que habitam essa área. Assim, um levantamento sobre os biomas abrange a riqueza de seres vivos, a sua biomassa e, principalmente, a biodiversidade, além do estudo dos hábitos de cada um deles e, se possível, o seu mapeamento genético. Os principais biomas continentais brasileiros são: Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal.



Bioma Amazônia- O bioma Amazônia, que ocupa quase metade do território nacional, possui a maior reserva de biodiversidade do mundo. Não é a maior biodiversidade por área, por hectare, e sim total. Além da exuberante vegetação, da qual já mencionamos alguns detalhes, existem aí a maior bacia hidrográfica do planeta e uma quantidade enorme de seres vivos.
Bioma Cerrado - O bioma Cerrado ocupa cerca de 24% do território brasileiro. Considerado até alguns anos um bioma pobre, o cerrado é visto hoje como rico em biodiversidade e provavelmente, o tipo de savana mais complexo do mundo. 
Bioma Mata Atlântica- O bioma Mata Atlântica é o  terceiro  em extensão no país (cerca de 13% do território nacional). Ele corresponde ao antigo domínio da Mata Atlântica, ou floresta  latifoliada tropical, que abrange, mais ou menos, a área onde predomina o clima tropical úmido. Esse nome foi dado pelos colonizadores portugueses por localizar-se entre o litoral e o interior do país. Em alguns trechos remanescentes de florestas, os níveis da biodiversidade são considerados os maiores do planeta. Se medirmos por unidade de superfície, e não pela área total, a biodiversidade no bioma Mata Atlântica (por hectare ou por metro quadrado) é maior que o da Amazônia, todavia esta é inúmeras vezes mais extensa. além de bem menos desmatada, resultando daí uma biodiversidade total muito maior.
Bioma Caatinga- O bioma Caatinga abrange quase 10% do território no Brasil, na região de clima semiárido. Quando chove, no inicio do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. A fauna, que emagreceu durante a estação seca volta a engordar.
Bioma Pampa- O bioma Pampa abrange cerca de 2% do território nacional, na região de fronteira com o Uruguai para onde se prolonga.
Bioma Pantanal- O bioma Pantanal, que abrange quase 2% do território do país, é marcado por uma vegetação complexa e uma rica hidrografia. Uma das principais características do Pantanal é a dependência de quase todas espécies de plantas (cerca de 1700) e animais com relação ao fluxo das águas. Durante os meses de outubro a abril, as chuvas aumentam o volume dos rios, que, em virtude da pouca declividade do terreno, extravasam seus leitos e inundam a planície. Nessa época, muitos animais buscam refúgio nas terras firmes, espalhando-se pelas áreas não inundadas. Peixes se reproduzem e plantas aquáticas entram em floração.
Ao final do período das chuvas, entre julho e setembro, as águas baixam lentamente e voltam ao seu curso natural, deixando os nutrientes que fertilizam o solo. As aves se aglomeram em imensos ninhais, iniciando a reprodução antes da maioria das espécies dos outros ecossistemas brasileiros. Mamíferos e repteis migram internamente acompanhando as águas. No auge da seca, a fauna se concentra em torno das lagoas e pequenas e pequenos cursos da água, os corixos, o que facilita sua observação, tanto por turistas quanto por coletores e caçadores.








Questões:
1- O que é bioma?
2- Quais são os dois biomas brasileiros mais ameaçados? Por que?
3- Qual o bioma mais devastado atualmente? Por que?
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário