segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O significado da Pomba da Paz.....profª Alcilene Rodrigues

Paz, pureza, amor, ternura, esperança. O emblema cristão do Espírito Santo. A importância universal da pomba como símbolo da paz deve-se à sua natureza (geralmente briguenta) que à sua beleza como ícone e à influência de referências bíblicas. A pequena ave branca que volta a Noé com folhas de oliveira colhida das águas do dilúvio tinha o charme irresistível como a imagem de um Deus colérico que fazia as pazes com a humanidade.
Aqui, e em outras partes do mito, a pomba atuou como mensageira. O simbolismo geral da ave, junto com a pureza branca, também fez dela uma incorporação pré-cristã do espírito divino nas tradições da Ásia Ocidental. João Batista viu " o espírito de Deus descer como uma pomba" sobre Cristo depois do batismo e aparece em João (1,32) e Mateus (3,16).
A pomba é portanto, um símbolo do batismo e aparece como o Espírito Santo, especialmente nas cenas da Anunciação. Por extensão, representa a alma purificada e costuma ser mostrada a voar das bocas dos santos martirizados. As pombas algumas vezes podem representar almas no mundo clássico e na Índia.
Também aparece como emblema cristão de castidade, apesar de ligações mais antigas e compreensíveis com a concupiscência. Era o atributo da deusa semita do amor Astarot (Astarteia), assimilada no mundo clássico  como Afrodite (Vênus, na mitologia romana, e também de Adonis, Dionísio ( Baco) e Eros (cupido). 
O gemido da pomba estava ligado tanto ao sexo quanto ao parto. Em Pompéia encontraram-se falos alados com pombas. Um par de pombas é antigo símbolo de bem-aventurança sexual, pode ser por isso que acabou por personificar a esposa atenciosa e gentil. Na China, a pomba é um dos muitos símbolos de longevidade, como no Japão, onde com a espada é um emblema da paz. A terminologia da política externa americana envolvendo "pombas e falcões" é recente, mas remete a analogia muito antigas.

Extraido do livro O grande livro dos símbolos, Ed. Ediouro.




Responda:

Porque é que a pomba branca simboliza a paz?

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


                A pomba como símbolo do Batismo, assista ao vídeo
                  


"Manso como a pomba, astuto como a serpente... Cristo plantou essa, siga quem for humilde e inteligente"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário