sexta-feira, 1 de maio de 2015

Em quantos reinos se dividem os seres vivos?...por profª Alcilene Rodrigues

Biologia- aula 1
A nova ordem da Vida...é a nova proposta da classificação para os seres vivos.


Considerando todos os seres vivos, estão descritos e catalogados quase dois milhões de espécies. Mas esse número está longe do total real; segundo algumas estimativas, pelo menos 50 milhões de espécies ainda não teriam sido descritas. O sistema de classificação usado hoje distribui os seres vivos em cinco grandes reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia (ou Metazoa) e Plantae ( ou Metaphyta). A distribuição das espécies entre os reinos segue critérios específicos, como o tipo de organização celular, o número de células e a forma de obtenção de alimento.

O reino Monera inclui seres unicelulares(com só uma célula) e procariontes (sem membrana nuclear, ou seja, sem núcleo definido), como as bactérias e as algas azuis. No reino Protista estão organismos unicelulares e eucariontes (com membrana nuclear), como protozoários e outros tipos de algas unicelulares. Já o reino Fungi abrange organismos uni ou pluricelulares (com mais de uma célula) e eucariontes que obtêm seu alimento por absorção, como os fungos mofos, leveduras e cogumelos). O reino dos animais (Animalia) inclui organismos pluricelulares e eucariontes que se alimentam por ingestão. Finalmente o reino vegetal (Plantae) reúne os organismos pluricelulares e eucariontes que sintetizam seu alimento.
nem sempre se utilizou o sistema de cinco reinos. Na antiga classificação, os seres vivos eram divididos em dois grandes reinos: animal (protozoários e animais) e vegetal (vegetais, fungos, bactérias e algas). O sistema atual proposto em 1969 por R.H.Whittaker  é bastante aceito.
Atualmente, adotamos o sistema de Whittaker com algumas atualizações provocadas por dados mais recente. Novas propostas têm sido feitas por cientistas, incluindo três, quatro e até mais de cinco reinos, mas com pouca aceitação da comunidade científica. Isso mostra que um sistema de classificação não representa a verdade absoluta, mas é dinâmico e mutável, devendo ser sempre aperfeiçoado para que se aproxime cada vez mais da organização real dos seres vivos.
Os vírus não estão incluídos nessa classificação. Há divergências científicas sobre seu enquadramento ou não no mundo vivo, e alguns cientistas os veem como representantes da transição entre a matéria bruta e a matéria viva.


                                                     Robert Harding Whittaker 
                     

Agora, responda às questões:
1- Qual é o significado do termo morfologia?
2- Em uma folha à parte construa um quadro comparativo dos cinco reinos a partir das informações presentes no texto acima.
3- As algas e os protozoários forma o reino Protoctista. Eles apresentam mais semelhanças entre si do que com qualquer outro grupo? Explique utilizando as informações presentes no esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário