sábado, 13 de agosto de 2011

O que é opera.... por profª Alcilene Rodrigues.

   Ópera é um espetáculo cantado sem microfone
   O nascimento da ópera se dá no século XVI, com Vicenzo Galileu e um grupo, cria-se o estilo recitar cantando. A primeira ópera surgi em 1597 e a segunda em 1600, baseado em lendas gregas do teatro grego.
    Em 1607 em Mantova é apresentada " A fabula de Orfeu" de Claudio Montervoel, nela é  inventada a primeira vez a "área". Orfeu vai ao reino dos mortos atrás da sua amada Edith(Euridice). Ela não pode olhar para trás senão  volta para o reino dos mortos.
   Em 1637, em Veneza surge o primeiro teatro de ópera, sai da elite ( nobres italianos) e passa para o povo, falava a linguagem do público da época, tornando-se popular. A ópera Dom Giovanni de Mozart, critica a nobreza daquela época
    A ópera surgi com força total no século XIX na Itália, importantante divertimento de massa popular, não era unificada. Existiam teatros muito grandes, faziam-se temporadas muito longas. Os compositores de ópera eram eruditos, procuravam argumentos em livros e lançavam a mão de  um poeta para formar a ópera, dividindo-a  em atos. Libretistas iam preparando seus versos e o músico ia acasalando na sua melodia. O cantor tinha que ter uma voz: com reflexibilidade, extensão, volume, timbre (único), cor, agudo, claro, grave escura.
Tipos de cantores e vozes:
  1. Soprano
  2. Meio soprano
  3. Contralto
  4. Tenor
  5. Baritono
  6. Baixo
 Classificação das Vozes Femininas:
  • Coloratura, vem quando professores melhoram o canto de seus alunos, mais elegantes, diminuição das notas.A cantatura simples torna-se elegante.
  • Soprano Leggero, quer dizer leve, soprano leve, voz aguda, grave, texto de figurações, personagens recém saídas da adolescencia, com coloratura.é chamada também de soprano coloratura. Seu canto é silábico, uma nota em várias frases do texto.
  • Soprano Lírico, a voz desce um pouco mais, é mais escura, forma mais aguda, faz um pouco de coloratura, nem sempre faz. Os personagens são jovens apaixonadas.
  • Soprano Lírico Spinto(empurrar), mais empurrado, canto sem coloratura, agudos conforme a partidura mais empurrado, lírico dramático. Exemplo: La traviata, Romeo e Julieta e Madame Butterfly.
  • Dramático, timbre mais escuro, grande volume no grave e no agudo, agilidade para percorrer. As personagens são guerreiras, nobres, rainhas, mulheres de personalidade forte, não faz coloratura, os agudos são eletrizantes.
  • Meio Soprano, voz escura, tem agudos que os contraltos antigos não possuiam.(eram atessitura, subconjunto da extensão, deixar a voz confortável para poucos cantores, mas sumiu no século XIX).
  • Contraltos, voz rara, podia ser feminino ou castrados, muito importante na ópera barroca, fôlego fora do comum .As personagens eram amorosos ou guerreiros.Some no final do século XVIII.

Classificação das Vozes Masculinas:
Sopra=alto
  • Tenor,  200 anos fazendo parte do espetáculo, mas nunca como personagem principal.
  • Os castrados, com voz mais aguda, coloratura, sempre principal.
         Com o surgimento do romântismo, o tenor volta em cena, os castrados saem da moda no século XIX.Os papéis são de homem com voz de homem e mulher com voz de mulher. O tenor volta como herói, voz clara e masculina. Tipos de tenor:
  • Tenor Leggero, voz clara, aguda e sutil, partes cômicas
  • Tenor di Grazia, forma especial de cantar, voz elegante com pequenos detalhes.
  • Tenor Lírico, voz arredonda, sempre jovem apaixonado com coloratura, claro e escuro
  • Tenor lírico-spinto (empurrar), tem mais grave, agudo mais forte.
  • Tenor Heróico, voz squillo (voz de trombeta) agudo de sopro vibrante
  • Tenor Dramático, repertório  de grande agudos, tons escuros da voz
Baritono sempre o rival, sempre mais velho, pais, irmãos mais velhos
  • Baritono Lirico, timbre claro, voz agil e elástica
  • Baritono Dramático, voz mais escura
  • Basso-Baritono, baixo baritono, voz ambigua, notas agudas.
Basso, ancião , profeta, rei cacique, as várias representações do demonio.
  • Basso cantante
  • Basso Buffo, voz clara, representa tanto com a voz como com o corpo
Basso Profondo, pouca reflexibilidade na voz


Exemplo de autor consagrado:

      Giuseppe Verdi,  nasceu em 10 de outubro de 1813 em Roncole di Busseto, província de Parma. O pai, Carlo Verdi, era um taberneiro, a mãe trabalhava como fiadora.  Até aos quatro anos, o padre dá-lhe lições de música e aos sete anos o pai oferece-lhe um pequeno piano com a qual começa a exercitar-se. Aos nove anos já começaria a compor. Em 1813, muda-se para a casa de António Barresi, comerciante e musicólogo de Busseto. Era muito amigo da família Verdi e do pequeno Giuseppe, a quem oferece a oportunidade de desenvolver o seu talento, mediante ajuda econômica. Ali conhece Margherita, filha de Barezzi, a quem dá lições de piano e canto.
  Torna-se autor consagrado, com a sua ópera Nabucco surgiu no renascimento italiano e teve estréia em 1842, ouve-se  os lamentos dos escravos hebreus....essa é sua primeira fase.
   Segunda fase escreve Rigoleto, estória de um bobo da corte, corcunda que tem uma filha que gosta do Duque.
  Terceira fase, fase da maturidade escreve as óperas: Aída, Fausto e Otelo. Otelo governador mouro de Chipre que mata a esposa Desdemona.


                                                             
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário