segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inconfidência, Conjuração ou Conspiração Mineira...por Alcilene Rodrigues

14ª aula

Inconfidência, Conjuração ou Conspiração Mineira- 1789
Século XVII      

      

                               
       Com a descoberta das minas começou a indústria de mineração e os impostos sobre o ouro. Os mineiros estavam atrasados no pagamento dos impostos
       A conspiração mineira manisfestou-se em Minas Gerais, em 1789, na cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto. O que influi na idéia de liberdade, foi o fato de os Estados Unidos da América do Norte se haverem tornado independentes do governo da Inglaterra.
       Tomaram parte nessa revolta tomas Antonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Jose Alvares Maciel, Joaquim Jose da Silva Xavier, padre Rolim, Claudio Manuel da Costa (em cuja casa os inconfidentes se reuniram) etc.
       Essa Conspiração foi conhecida com o nome :  Conjuração Mineira, Conspiração Mineira e Inconfidência Mineira. Tinha por fim proclamar a república, fundar uma Universidade em Minas Gerais, abolir a escravatura, abrir escolas, fundar fabricas e mudar a capital do Brasil para São João Del Rei.
   A bandeira dos inconfidentes era branca com um triangulo verde, teria como emblema o simbolo da Santíssima Trindade com os dizeres : " Liberdade ainda que tardia", escritos em latim.

  Essa revolta devia se manifestar na época da cobrança dos impostos atrasados (derrama).Era governador de Minas Gerais o visconde de Barbacena.
      Joaquim Silvério dos Reis denunciou os planos dos conspiradores ao visconde de Barbacena e este ao vice-rei do Brasil Dom Luis de Vasconcelos.
    Os conspiradores foram presos. Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, na rua dos Latoeiros, hoje Gonçalves Dias.
     A rainha de Portugal Dona Maria I, mudou a pena de morte a que os conspiradores haviam sido condenados, para a de degredo perpetuo na Africa.
   Tiradentes, porém, condenado pelos juízes, foi enforcado a 21 de abril de 1792 no Rio de Janeiro. no antigo Campo de Lampadosa, onde hoje é a escola Tiradentes.
     Claudio Manuel da Costa enforcou-se na prisão de Vila Rica, hoje Ouro Preto.
   Tomaz Antonio Gonzaga era poeta e desembargador em Minas Gerais. Eram  também poetas Alvarenga Peixoto e Claudio Manuel da Costa.

                                                             Tiradentes
       
Questões:

1- A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que os Inconfidentes Mineiros de 1789:
  • 2- Faça uma pequena descrição expondo as insatisfações dos mineiros para com a administração colonial, no final do século XVIII.
  • 3- Produza um pequeno texto fornecendo as características gerais do grupo social que alimentou os anseios de revolta que marcam a organização da Inconfidência Mineira
  • 4-Estipule quais eram as principais reivindicações dos participantes da Inconfidência Mineira.


  • 5-Por qual razão alguns historiadores apontam que a Inconfidência Mineira era um movimento rebelde de caráter elitista?
  • 6- Após a descoberta do plano dos insurgentes, quais foram as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário