terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O presépio...por profª Alcilene Rodrigues


Quais os personagens originais do Presépio?
Os personagens originais do presépio representavam, no estábulo em Belém, as cenas ocorridas após o nascimento de Jesus. 
Inicialmente, os presépios limitavam-se às figuras do menino Jesus, Maria e José. Só, somente só. 

Com o tempo, os católicos foram enchendo, os seus presépios com figuras de pastores, Reis Magos, artesões, lavradores, pescadores e outras dos relatos evangélicos e apócrifos.



Esses personagens, jamais São Francisco teria podido imaginar. Até pipoqueiros estão nos presépios populares do Brasil. Inicialmente, a presença no presépio do jumento e do boi resultou de uma interpretação cruzada de uma passagem do livro de Isaías (1,3) com outra de Habacuc (3,2). Logo muitos animais chegaram ao presépio, sem precisarem de autorização dos textos bíblicos. Há presépios célebres com centenas de imagens de barros ou de outros materiais. O presépio é, dos símbolos do Natal, o mais inspirado nos evangelhos.

                                                                Presépio
Quero fazer presépio no meu peito
E nele receber o Deus menino.
E vou ficar feliz e satisfeito
Com a nova direção de meu destino!

Não vou usar de nada com defeito.
Que possa me causar um desatino
Quero tudo montar com arte e jeito
A altura de hospedar o Ser Divino!

Vou começar lavando os meus pecados
Limpando tudo, tudo, até a exaustão
Onde seus pais serão aconchegados!

Depois...É só esperar para, afinal,
Eu acolher Jesus no coração,
Em nova noite santa de Natal!

Autor:Amilton Maciel Monteiro
São José dos Campos - SP

Observação:
Quero aproveitar e agradecer a todos vocês que prestigiaram o meu singelo blog o ano inteiro e que se tornou um sucesso em acessos ( 64.020 - de outubro de 2010 até o dia de hoje) em busca do saber. O meu muito obrigada e um Feliz Natal com Jesus no coração, repleto de coisas boas entre elas: saúde, paz e muita felicidade e um Ano Novo de muitas realizações e sucesso. Estarei aqui para responder aos pedidos do meu simpático público brasileiro e internacional.
Com Carinho ... profª. Alcilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário