segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ludwig van Beethoven..por profª Alcilene Rodrigues

Quem é?

 
                                      Retrato de Ludwing Van Beethoven.
                                      Pintura de Joseph Karl Stieler, 1820.

A data de seu nascimento é incerta : 15 ou 16 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn, localizada no território da atual Alemanha. Ali nasceu Ludwig Van Beethoven. Aos 13 anos já ajudava no sustento da casa, trabalhando como músico de orquestra e professor. Era um adolescente introspectivo, tímido e melancólico, frequentemente imerso em devaneios. Em 1792, Beethoven partiu definitivamente para Viena.Lá viveu por 35 anos, obtendo sucesso como instrumentista e compositor. Em 1803, ele iniciou uma revolução musical compondo a Sinfonia nº3 (Eroica), que rompia com os padrões  da época e criava uma nova linguagem  musical. A peça articulava as rígidas técnicas musicais oriundas do classicismo e os temas da natureza, da imaginação e da inspiração, de acordo com os princípios românticos.
A sinfonia foi dedicada a Napoleão Bonaparte, personagem que Beethoven considerava o símbolo o símbolo da Revolução Francesa, pessoa capaz de libertar a Europa da opressão absolutista.
O encanto duraria pouco. Em 1804, quando Napoleão coorou-se imperador, Beethoven arrancou a homenagem da partitura. Em seu lugar escreveu: Sinfonia "Eroica": composta para celebrar a memória de um grande homem.
Beethoven inaugurou, também, um novo tipo de artista. Até então, os músicos eram sustentados pela aristocracia e pelo clero, que financiavam suas apresentações e suas obras.
Já Beethoven enriqueceu-se com a presença do público burguês nos concertos  e com a venda de partituras.
Os últimos anos de Beethoven foram produtivos e melancólicos. Quase surdo desde 1799, tornou-se uma pessoa solitária. Em 26 de março de 1827, com apenas 57 anos de idade, morreu, vítima de pneumonia, em companhia de uma empregada e de um jovem amigo.


Questões:
1- Qual a razão para Beethoven homenagear Napoleão Bonaparte?
2- O que levou o compositor a se arrepender da homenagem?
3- Relacione a música de Beethoven à Revolção Francesa.
4- Quais eram os aspectos inovadores da música de Beethoven?


Nenhum comentário:

Postar um comentário