domingo, 26 de janeiro de 2014

Dr. Carlos Chagas....por profª Alcilene Rodrigues

Quem é? 
Carlos Chagas



Carlos Justiniano Ribeiro das Chagasnasceu em 9 de julho de 1879, em Oliveira, Minas Gerais. Foi médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro. Iniciou sua carreira no combate à malária.

Em 28 de abril de 1909 a Revista Brazil - Médico publicou notícia inédita sobre a descoberta do que passou a ser chamar " Doença de Chagas" e tal matéria foi, assim, levada ao conhecimento das organizações científicas em todo o mundo.

Na Europa, o trabalho de Chagas ganhou destaque em diversas revistas especializadas, principalmente na Alemanha e França. Com isso, a fama de Carlos Chagas cresceu e, desta forma, recebeu igualmente o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Harvard (Estados Unidos) e também pela Universidade de Paris. Conquistou ainda prêmios e diplomas em vários outros países.


Em 26 de outubro de 1910 tornou-se "Membro Honorário" da Academia Brasileira de Medicina. Ocupou diversos cargos importantes na área de saúde e combateu com êxito a gripe Espanhola que chegou ao Brasil. Trabalhou intensamente  no Rio de Janeiro até o desaparecimento da doença. Liderou e participou de expedição à região amazônica, visitando também outras localidades do interior brasileiro.
Chagas foi responsável pela criação do primeiro curso de Higiene e Saúde Pública no Brasil. Fundou o hospital São Francisco de Assis e a escola de Enfermagem Anna Nery.
Este notável homem da ciência médica faleceu em 8 de novembro de 1934 aos 55 anos e merece, até hoje o reconhecimento de todos pelo trabalho que realizou em benefício da humanidade. A vida de Carlos Chagas foi uma luta incansável. Ele venceu, por isso, a sua existência foi também gloriosa.

O que é a doença de Chagas?
É uma doença  causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro, e no início, na fase aguda, pode nem ser percebida. Às vezes provoca febre baixa que dura muito tempo, dá mal estar e falta de apetite. Pode aumentar o baço e o fígado. Em criancinhas este início pode agravar e levar à morte. Muitos anos mais tarde, quando a doença já está na fase crônica, alguns pacientes não apresentam nenhum sinal de que estão doentes. Não sentem nada. Outros podem apresentar palpitação, falta de ar e canseira, inchação, dor no peito, tosse e tontura. Outros podem sentir ainda dificuldade na hora de engolir e mesmo dor, regurgitar, soluço, tosse, prisão de ventre e dor no abdomen.

Como se pega a doença de Chagas?
Pode-se pegar de 3 maneiras:
1º.) O bicho barbeiro que precisa de sangue para viver, tem o germe da doença de Chagas na sua barriga. Na hora que o bicho barbeiro pica uma pessoa e suga seu sangue, ele enche a barriga e faz cocô, bem pertinho do lugar da picada. O germe da doença de Chagas que estava na sua barriga sai no cocô e entra pelo buraquinho da picada. Pronto, está feita a contaminação de outra pessoa.

                 


2º.) Uma outra forma de pegar a doença de Chagas é se uma pessoa sadia receber transfusão de sangue contaminado com o germe da doença de Chagas. Aí ela também fica doente.






3º.) Uma outra maneira de ficar chagásico é se a mãe tiver a doença de Chagas ela pode passar para o nenê ainda dentro da barriga. O germe pode passar também pelo leite materno. A chance deste jeito acontecer é bem pequena.


Existe remédio para tratar a doença de Chagas?
Sim, existe. Só que o remédio funciona bem se a doença estiver no início, na fase aguda. Se já passaram muitos anos que a pessoa pegou a doença, ele não funciona tão bem. Mas mesmo assim é bom tomar. Ele vai evitar que o germe faça muitos estragos dentro da gente mais tarde. Mas é bom saber também que esse remédio tem que ser receitado por um médico que deve também acompanhar o paciente. É que ele pode desandar outras coisas e o médico tem de ficar de olho.




Questões:

1- As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:
(A) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose.
(B) Dengue, difteria, micose e disenteria.
(C) Tripanossomíase, hepatite, esquistossomose e filariose.
(D) Toxoplasmose, difteria, filariose e micose

2- Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e agente causador são, respectivamente:
(A) Doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma gambiensis;
(B) Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania braziliensis;
(C) Doença-do-sono, mosca tse-tsé e Trypanosoma cruzi;
(D) Malária, mosquito culex e Plasmodium vivax.


3- Em março de 2005 foi constatado um surto da Doença de Chagas na região litorânea de Santa Catarina, atingindo 25 pessoas e resultando em 3 mortes. Este fato, totalmente inesperado para uma área não endêmica da doença, dificultou inicialmente o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde e chamou a atenção dos meios de comunicação, tendo grande repercussão em todo o país. A constatação da infecção natural pelo Trypanosoma cruzi em um gambá e em vários exemplares de triatomíneos confirmou a existência de um ciclo de transmissão do parasita naquela região.
Texto adaptado da "Revista Ciência Hoje" ( Jul. 2005):
Sobre a origem, transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento da  Doença de Chagas, é CORRETO afirmar que:
(01) em geral, a doença tem duas etapas distintas no homem: a fase inicial, aguda, caracterizada por elevada parasitemia e estado febril, seguida de uma fase crônica, caracterizada pela diminuição do número de parasitas circulantes. 
(02) os hospedeiros intermediários do Trypanosoma cruzi podem ser tanto vertebrados como invertebrados. 
(03) as formas mais comuns de transmissão da doença são o contato com fluidos orgânicos de doentes e ingestão de alimento contaminado. 
(04) o tratamento  mais  eficaz  da  Doença de Chagas baseia-se na aplicação de antibióticos potentes. 
  
4- Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:
(A) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
(B) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
(C) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
(D) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.


5- Assistir ao vídeo sobre a doença de Chagas para atividade em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário