terça-feira, 18 de março de 2014

A vida do Barão do Rio Branco..por profª Alcilene Rodrigues

Quem é?
                                      Jose Maria da Silva Paranhos Junior

O Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Junior, diplomata e historiador brasileiro,  nasceu em 20 de abril de 1845, no Rio de Janeiro. Faleceu em 10 de fevereiro de 1912, na mesma cidade. Foi durante muitos anos cônsul em Liverpool, na Inglaterra. Já então havia escrito vários trabalhos de História, sendo o primeiro, uma biografia do Barão do Serro Largo, que morreu na batalha de Ituzaingó, durante a guerra da Cisplatina ( já comentada no meu blog).
Depois de defender com brilhantismo os direitos do Brasil nas questões de fronteiras com a Argentina e a Guiana Francesa, o ilustre brasileiro foi convidado pelo presidente Rodrigues Alves para ocupar o ministério das Relações Exteriores. Foi então que Rio Branco voltou ao Brasil, depois de vinte e seis anos de ausência, e ao desembarcar no Rio de Janeiro recebeu grande manifestação popular. Como ministro serviu à República desde 1902, até a sua morte ocorrida em 1912.

Funerais do Barão do Rio Branco, comoção nacional. Direção: Alberto Botelho. Companhia Produtora: P. Botelho Cia; Brasil Filme. Fotógrafo(a): Fotógrafo não identificado   




O Barão do Rio Branco defendeu o ponto de vista de que o Brasil, para ser respeitado, devia possuir território definido. Por isso assinou com os países vizinhos vinte e nove tratados de limites e procurou fortalecer os laços às amizades que unem o Brasil ás outras repúblicas do continente.
Uma das melhores provas da política de boa vontade do Barão do Rio branco com os Estados vizinhos foi dada quando sugeriu ao governo brasileiro o ato da 1909 que deu também ao Uruguai o direito de navegar no rio Jaguarão e Lagoa Mirim, direito que até então era exclusivo do Brasil.

É importante lembrar também que Rio Branco foi sempre monarquista mas suas idéias políticas não impediram de servir como ministro de vários governos republicanos, é que o grande brasileiro achava que para servir ao Brasil não se deve levar em consideração o seu regime político, coisa que nenhum político atual segue o exemplo, deixando a corrupção invadir nosso Brasil, é o que penso!






                      O presidente Afonso Pena e o ministro Barão do Rio Branco.

O Barão do Rio Branco com sua filha Hortência e um grupo de amigos.


O nome do Barão do Rio Branco está de tal modo integrado no espírito nacional como "um cidadão brasileiro, super diplomático, de moral ilibada, ético e honesto" que ajudou a compor o território desse abençoado solo, cujos limites prevalecem até hoje. O Barão do Rio Branco é um brasileiro que fez a diferença! 

Questionário:
1- Como começou o Barão de Rio Branco com sua carreira diplomática?
2-Pesquisar quem foi o Barão de Serro Largo.
3- Quanto tempo foi o Barão de Rio Branco ministro das Relações Exteriores?
4- Quantos tratados de limites assinou o Barão de Rio Branco com as nações vizinhas?
5-Que sugeriu o Barão ao governo sobre a navegação do rio Jaguarão e Lagoa Mirim?
6- Quais era as idéias politicas do Barão do Rio Branco?
7- Em que questão de limites teve participação Joaquim Nabuco, pesquisa fora do texto, viu?



Nenhum comentário:

Postar um comentário