domingo, 6 de abril de 2014

As bombas inteligentes......por profª Alcilene Rodrigues


16ª aula  - História Geral

Muitos dos armamentos utilizados nas guerras atuais foram desenvolvidas na Primeira Guerra Mundial. Metralhadores leves, granadas, armas químicas, tanques e aviões passaram a ser utilizados em grande escala e transformaram por completo as táticas e os costumes de combate. Batalhas decididas pelo embate direto, físico, entre soldados tornaram-se raras depois que foi introduzida a máquina de guerra. A tecnologia passou a pesar nos resultados, tanto para definir a vitória ou a derrota quanto na quantidade de vítimas, que aumentou substancialmente.
No que se refere à transformação dos costumes de guerra, documentos da época sobre regras de bombardeio por aviões revelam a dificuldade de que os ataques aéreos se restringissem os alvos militares, uma regra encarada como taticamente impossível de ser seguida.





O quadro a seguir compara a quantidade de vítimas de alguns conflitos:
Conflitos nos séculos XIX e XX e a relação entre vítimas e tempo
Anos                       Conflitos                                Nº  de mortos
1861-1865              Guerra de Secessão         620 mil¹ (13.000 mortos/mês)
1864-1870              Guerra do Paraguai         97 a 130 mil ² (1.300 ou 1.800 mortos/mês)
1854-1856              Guerra da Crimeia            500 mil³ (20.000 mortos/mês)
1914-1918              Primeira Guerra Mundial  10 milhões 4 ( 210 mil mortos/mês)
1939-1945              Segunda Guerra Mundial   50 milhões 5 ( 700 mil mortos/mês) 

                                        Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

O que eu aprendi...
1- Comente as mudanças no panorama das guerras quando as batalhas deixaram de ser decididas pelo embate direto entre os soldados.
2- Por que, segundo os registros em documentos da época da Primeira Guerra, considerava-se difícil bombardear apenas alvos militares?
3- Além da tecnologia bélica mais mortífera e violenta, outros elementos contribuíram para o grande aumento da quantidade de vítimas na Primeira Guerra Mundial, em comparação com as demais, no século anterior. Avalie em conjunto com seus colegas e o seu professor a influência desses outros fatores para tal aumento de baixas:
a) nacionalismos:..............................................................
b) concepção de Guerra Total:........................................
c) alianças mundiais:......................................................... 

4- Para explicar o aumento da quantidade de vítimas e as transformações da cultura de guerra posteriores à Primeira Guerra Mundial, o historiador inglês Eric Hobsbawm refere-se a outra motivação, além daquelas analisadas nos itens da questão anterior:
"Outro motivo, porém, era a nova impessoalidade da guerra, que tornava o matar e estropiar uma consequência remota de apertar um botão ou virar uma alavanca. A tecnologia tornava suas vítimas invisíveis, como não podiam fazer as pessoas evisceradas por baionetas ou vistas pelas miras de armas de fogo".
a) Qual foi o outro motivo alegado pelo autor para explicar o aumento do número de vítimas nos conflitos posteriores à Primeira Guerra Mundial?
b) Você acha que o texto de Hobsbawm também se aplica aos altos índices de vítimas da violência urbana atual?

5-Pesquisa Individual
Pesquise as principais determinações dos seguintes documentos do final da Primeira Guerra Mundial:
a) Catorze Pontos de Wilson:............................
b) Tratado de Versalhes:...................................
c) Porque há tantas preocupações com a indústria bélica e o poder de fogo dos países envolvidos no conflito em ambos os documentos?

Complete  com os países que, inicialmente, participaram dos principais blocos envolvidos na Primeira Guerra Mundial:
a)Bloco da Tríplice Entente:..................,............................e.................................
b)Bloco da Tríplice Aliança:...................,............................e................................

" As maiores crueldades de nosso século foram as crueldades impessoais decididas a distância, de sistema e rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentáveis necessidades operacionais" (HOBSBAWN)
Segundo o ex-secretário de Defesa norte-americano Donald Rumsfeld, que ocupou o cargo entre 2001 e 2006, durante a presidência de George W. Bush, os ataques aéreos atuais são muito diferentes daqueles realizados na Primeira e na Segunda Guerra Mundial: hoje é possível direcionados os ataques para atingir os alvos escolhidos, pois as bombas são" inteligentes".
Escreva um texto, de aproximadamente 20 linhas, que comente a colocação de Rumsfeld e faça referencia ao texto de Hobsbawn, citado anteriormente. Quais as relações entre "as crueldades impessoais" e as "bombas inteligentes"? Como essas relações são evidenciadas nos conflitos atuais de guerras e invasões  a violência das cidades?

Tome nota!
" Ela ( a Convenção de Genebra de 1864) inaugura o que se convencionou chamar direito humanitário, em matéria internacional, isto é, o conjunto das leis e costumes da guerra, visando a minorar o sofrimento de soldados doentes e feridos, bem como de populações civis atingidas por um conflito bélico(...). Em 1925, outra Convenção, igualmente assinada em Genebra, proibiu a utilização, durante a guerra, de gases asfixiantes ou tóxicos, bem como de armas bacteriológicas".
a) Qual o contexto da assinatura da Convenção de Genebra de 1925?
b) Como as armas químicas e biológicas se diferenciam das demais?

A batalha do Somme foi uma das mais importantes da Primeira Guerra Mundial. Ao todo, foram mais de um milhão de mortos, por conta da tentativa dos ingleses de retomar o vale do rio Somme, no norte da França, dominado pelos alemães. As trincheiras eram verdadeiras máquinas de matar pessoas. Sobre a Primeira Grande Guerra, podemos afirmar que:
a) as trincheiras incentivaram a criação de novas técnicas e táticas para avançar nas linhas inimigas.
b) a guerra de trincheiras trouxe uma nova fase bélica para a Primeira Guerra Mundial introduzindo táticas do século XIX, baseadas nos manuais napoleônicos de guerra.
c) a guerra de trincheiras valorizou a luta corpo a corpo, decidida pelas baionetas nas áreas livres entre as frentes inimigas.



Obs: Minha tia Maria Penco contou que quando seus seis irmãos, um deles meu falecido avô foram para a Primeira Guerra Mundial eram rapazes alegres e bem humorados, quando voltaram para casa na Áustria, nunca mais foram os mesmos rapazes, dormiam e tinham pesadelos de bombas, tiros, etc. A paz de espírito nunca mais foi a mesma na minha família tivemos que ter paciência e carinho com eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário