terça-feira, 1 de abril de 2014

Tortura e direitos humanos na América Latina......por profª Alcilene Rodrigues

Você sabia?





 
Você  sabia que nosso país é criticado, por diversas organizações mundiais que lutam pelos direitos humanos, pela falta de investigações sobre os desaparecimentos e as torturas que marcaram os anos de ditadura militar (1964 -1985)? outros países latinos-americanos, que viveram situações semelhantes, já investigaram seu passado, localizaram corpos de desaparecidos e abriram seus arquivos secretos para o público.
Há uma série de arquivos que estão fechados à pesquisa e à consulta pública por 30 anos, segundo a Lei nº 11.111, de maio de 2005, que confirma o Decreto nº 4553, de 2002. Por decorrência dessa legislação, há diversas famílias que desconhecem o paradeiro de seus parentes desaparecidos na época, não sabem onde seus corpos foram enterrados ou como morreram.
Há um caso de desaparecimento na ditadura militar brasileira que comoveu grande parte da população e causou muitas discussões na época: o desaparecimento do estudante Stuart Angel. Sua mãe a estilista Zuzu Angel, lutou para conhecer o desfecho da vida de seu filho e enterrar seu corpo, até morrer em um acidente de carro cujas causas nunca foram bem explicadas. Um filme lançado em 2006 retrata o drama de Zuzu, interpretada pela atriz Patricia Pillar.
Antes do lançamento do filme, o caso já havia comovido os compositores Miltinho e Chico Buarque, que, em homenagem a Zuzu Angel, que faleceu em 14 de abril de 1976, compuseram uma música que, como outras da mesma época, tiveram o caráter de denúncia em relação às irregularidades promovidas pelos, militares envolvendo civis. Pesquise na internet a letra dessa música para responder à questão a seguir. Você pode também pesquisar videoclipes a partir dos nomes dos autores e do nome da música , Angélica. 
                                         Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

O que eu aprendi...

1- A partir de seus conhecimentos sobre os processos de tortura utilizados durante a ditadura militar e do que, acredita-se, tenha acontecido com o filho de Zuzu Angel, Stuart, escolha e analise três versos da música que sejam representativos da situação vivida pela mãe. Veja o vídeo da musica abaixo:
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................




2 - O governo brasileiro, a exemplo dos demais governos da América Latina, negava a ditadura, como na carta divulgada pelo Palácio do Planalto em 1970. Para responder às questões, analise o trecho a seguir:
" Não há tortura em nossas prisões. Também não há presos políticos.(..) Essa intriga, na sua desfaçatez, busca gerar discórdia entre nações democráticas, amigas e aliadas, estancar o fluxo de investimentos no país, em uma palavra, enfraquecer o Brasil e com isso enfraquecer a comunidade de nações livres"( Jornal do Brasil, 14/05/1970).
a) Porque o governo militar insistia em afirmar que não havia tortura?
..............................................................................................................
b) Quem eram os torturados e qual o motivo alegado para a prisão?
................................................................................................................
c) Por que o governo norte-americano sustentava ditaduras na América Latina? Qual é a relação entre esse apoio e o contexto Guerra Fria?...........................................................................................






3- Relacione o texto abaixo à restrição a informação dos arquivos sobre a ditadura.
"Após a Segunda Guerra Mundial, com a sua inclusão na Declaração dos Direitos Humanos, o acesso às informações em documentos de arquivo deixou de ser privilégio dos historiadores e passou a ser um direito do cidadão".
Há diversas implicações, tal como a descoberta de mais nomes ligados à tortura e que ainda hoje estão vivos no Brasil, durante as negociações de abertura do regime, a anistia foi..............e...........




Nenhum comentário:

Postar um comentário