terça-feira, 20 de maio de 2014

A gripe espanhola...por profª Alcilene Rodrigues

História e Biologia
Entre setembro e novembro de 1918, um vírus letal atacou o mundo, matando cerca de 20 milhões de pessoas (1% da população mundial). O vaivém de soldados durante a Primeira Guerra Mundial disseminaram o vírus influenza. Era a gripe espanhola.

Ela chegou ao Brasil em setembro de 1918, após o desembarque de imigrantes espanhóis com sintomas da gripe. Em novembro desse ano, a doença já tinha alastrado-se.

Na capital, 17 mil pessoas morreram em dois meses. Os mortos, abandonados na rua, obrigaram o governo a " empregar" presidiários como coveiros. Em São Paulo, foram cerca de 8 mil mortes. Em todo o país, 300 mil. O próprio presidente da República, Rodrigues Alves, foi vítima da epidemia.


Os sintomas dessa gripe eram os mesmos de uma gripe normal, mas muito acentuados: pulmões congestionados e enrijecidos, que tornavam a respiração muito penosa. Os médicos reiceitavam canja de galinha, gerando saques aos armazéns. Os jornais afirmavam que o tratamento deveria ser feito à base de pinga com limão ou uísque com gengibre.

Hoje, sabe-se que a epidemia surgiu em chiqueiros do Kansas, EUA, e não na Espanha, como imaginava. Provavelmente, os suínos nortes-americanos comeram dejetos de aves ( que quase sempre têm o vírus da gripe) e passaram o vírus para seus donos.

Segundo o jornal o Estado de São Paulo de 19/05/2000, cientistas de Oxford pretendem reconstruir o vírus da gripe espanhola, tentando descobrir as razões que levaram o vírus a ser letal e, a partir dessas informações, " desenvolver métodos de proteção contra futuras pandemias". O vírus poderá ser reconstruido, pelo menos em parte, porque pesquisadores norte-americanos já pesquisaram sequências de dois dos mais importantes genes de 1918.



Responda:
1- Quais eram os sintomas da gripe espanhola?
2- Qual o causador da gripe espanhola?
3- Qual o numero de mortes da gripe espanhola?
4- Qual a figura importante do Brasil que morreu devido a gripe espanhola?
5- O que pretendem os cientistas atuais?

Pesquisa aí tá?
A medicina vem sendo praticada, de uma forma ou de outra, desde os tempos pré-históricos. Todas as culturas tiveram seus curandeiros. Atualmente, a medicina baseada na ciência é a forma predominante. Mas como essas modernas práticas médicas se desenvolveram? O que veio antes? Como essas tradições mais antigas figuram na história da medicina? Elas ainda têm seu lugar no mundo da medicina?


Assista o video para comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário