segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Independência do Brasil..por profª Alcilene Rodrigues

20º. ponto


                                               O GRITO DO IPIRANGA


Ao partir de Portugal, Dom João VI deixou aqui no Brasil, seu filho D.Pedro.
Este lutou para vencer certas dificuldades, diminuindo suas próprias despesas, reformando a justiça, abolindo alguns impostos,etc.
Os brasileiros não estavam contentes com o rei de Portugal. As causas eram: a volta do Brasil ao regime de província do Império de Portugal, os decretos de Lisboa suprimindo escolas e tribunais, desmembramento do governo central, reduzindo D.Pedro a simples governador do Rio de Janeiro e a chamada do príncipe pra Portugal.
Os brasileiros não queriam que o príncipe voltasse para Portugal. Enviaram por intermédio de José Clemente pereira, uma mensagem a D.Pedro com mais de oito mil assinaturas, pedindo-lhe que ficasse no Brasil, abraçando a causa dos independentes.
D. Pedro respondeu ao povo a célebre frase: _ "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Esse dia, 9 de janeiro de 1822, foi chamado o "Dia do Fico".
Foi criado o ministério, sendo nomeado ministro José Bonifácio de Andrada e Silva. Formou-se um conselho com representantes de todas as províncias. D.Pedro decretou que nenhuma ordem devia ser cumprida sem o "cumpra-se" dele.
D. Pedro recebeu o título oferecido pelo Senado da Câmara, de "Defensor Perpétuo do Brasil", no dia 13 de maio de 1822.
Em São Paulo e Minas irrompiam desordens: D.Pedro conseguiu, porém, acalmar os ânimos.
A 7 de setembro de 1822, D.Pedro voltava de uma visita a Santos, quando às margens do riacho Ipiranga, recebeu o correio da corte. Vinham cartas de D. Leopoldina sua esposa e de José Bonifácio, com notícias de Portugal.
As cartas diziam a respeito  de novas ordens das Cortes Portuguesas e aconselhavam-no a proclamar a Independência. D.Pedro indignado gritou: "- Laços fora, soldados. As cortes querem mesmo escravizar o Brasil. Cumpre, portanto, declarar já a nossa independência desde este momento, estamos definitivamente separados de Portugal: Independência ou Morte seja a nossa divisa".
Estava realizado o sonho de Tiradentes, dos alfaiates e de tantos outros patriotas que haviam derramado seu sangue pela independência do Brasil.
Os vultos da independência foram: Irmãos Andradas (Antonio Carlos, Martim Francisco e José Bonifácio), José Clemente Pereira, Gonçalves Ledo, Frei Francisco Sampaio, Januário Barbosa, o jornalista Hipólito José da Costa, etc.
Depois de proclamada a Independência D. Pedro seguiu para São Paulo e a noite, num espetáculo de gala, foi cantado o hino da Independência, cuja música é de autoria de D. Pedro e a letra de Evaristo da Veiga.
D. Pedro foi  aclamado 1º imperador do Brasil no dia 12 de outubro de 1822 e coroado no dia 1º de dezembro de 1822.

Responda:
1) Ao partir para a Europa, quem D.João VI deixou no Brasil?
2)Os brasileiros estavam contentes com o rei de Portugal? Por que?
3) Quais as medidas adotadas por D.Pedro logo após a partida de seu pai?
4)Que apresentaram ao príncipe por intermédio de José Clemente Pereira?
5) Qual mulher que se destacou na Independência?
6) Que respondeu D.Pedro ao povo no dia 9 de janeiro de 1822?
7)Qual o título que D.Pedro recebeu?
8)Quem foi nomeado ministro?
9) Em que dia foi proclamada a Independência ?
10) Qual célebre frase proclamada por D.Pedro?


Obra: Hino Da Independência
 
Piano: Maria Beatriz Ferreira Leite
Intérprete: Leandro Fischetti

" Já podeis filhos da Pátria
Ver contente a Mãe gentil
Já raiou a Liberdade
No Horizonte do Brasil
Já raiou a Liberdade
Já raiou a Liberdade
No Horizonte do Brasil


Brava Gente Brasileira

Longe vá, temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil ''.

** O Hino da Independência é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Sua letra foi composta por Evaristo da Veiga e a música é de Dom Pedro I.

Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos.

Um comentário:

  1. brava gente brasileira,
    longe vá temor servil,
    ou ficar a pátria livre de TEMER, ou matar pelo Brasil.

    ResponderExcluir