sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa do Senhor...profª.Alcilene Rodrigues

Páscoa, um acontecimento cristão
Páscoa é acontecimento da história da salvação. Um acontecimento, que mostra a força de um Deus libertador, que do Egito tira um povo para fazê-lo seu povo, povo que recebe a Aliança do Sinai, como grande sinal de um Deus que quer fazer história comunitária, tornando esse povo depositário de suas promessas e de suas palavras.
Páscoa é acontecimento cristão: foi o próprio Cristo que lhe deu significado novo, tornando-se ele mesmo a Nova Aliança e o Libertador de todas as limitações que impedem a humanidade de ter vida plena em Deus. A libertação do pecado, causa de todas as limitações que impedem a criatura humana de viver mais perto de Deus. Cristo constituiu a nova aliança no seu sangue, derramado na cruz e celebrado em cada Eucaristia. O sentido da Páscoa recebe sua plenificação na ressurreição de Cristo, que manifesta a soberania absoluta de Deus sobre a maior empecilho da realização  humana: a morte. Mas a ressurreição de Cristo não é simples reanimação de um cadáver, mas um novo jeito de Deus de valorizar a história, demonstrando que Cristo vencedor é a primícia de uma multidão de irmãos, que, antecedendo-os, os aguarda para a gloriosa e total plenitude. A ressurreição de Cristo é garantia e selo da autenticidade do poderio de Deus. Após a ressurreição não há mais limitações absolutas. Em Cristo ressuscitado, Deus testemunha que só ele é absoluto da vida, da história da realização humana, da plenificação do cosmo. O Cristo ressuscitado é presença viva e permanente do Deus vivo na história da humanidade e do mundo.


Com Cristo não há morte, não há derrota, não há destruição.

Com Cristo todas as coisas se tornaram novas.

Uma feliz páscoa a todas as famílias! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário