sexta-feira, 27 de abril de 2012

Toyotismo, novos tempo na fábrica..por profª Alcilene Rodrigues

Taiichi Ohno: criador do Toyotismo



A partir das décadas de 1970 e 1980, mudanças radicais nas maneiras de trabalhar repercutiram no modo de vida tanto nas cidades como no campo. Com a implantação de tecnologias de automação, robótica e microeletrônica, surgiram novos padrões de produtividade. A tendencia nas fábricas foi quebrar a rigidez do fordismo e do taylorismo. Implantando por diversas empresas, o sistema ficou conhecido como toyotismo, nome originado da fábrica japonesa de automóveis Toyota.
O novo sistema de produção é mais flexível por atender aos pedidos à medida da demanda, com planejamento a curto prazo. Ao contrário do fordismo, são privilegiados o trabalho em equipe, a descentralização da iniciativa, com maior possibilidade de participação e decisão, além da necessidade de polivalência da mão de obra, já que o trabalhador deve controlar diversas máquinas ao mesmo tempo.
Outra característica dos novos tempos na fábrica foi o enfraquecimento dos sindicatos desde o final da década de 1980, o que repercutiu negativamente na capacidade de reivindicação de novos direitos e manutenção das conquistas realizadas.

       Fabrica da Toyota 




PARA REFLETIR.
" Em julho de 2008, as autoridades do trabalho japonesas reconheceram que um funcionário da Toyota de 45 anos, morreu devido ao excesso de trabalho, um mal conhecido no país como karoshi. Ele teve uma isquemia cardiáca em janeiro de 2006.
A vitima era o engenheiro-chefe do projeto da versão hibrida do sedã Camry. Ele teria trabalhado ao menos 80 horas extras mensais em novembro e dezembro de 2005. Essa carga a mais de trabalho incluia jornadas noturnas e finais de semana, além de frequente viagens para o exterior. De acordo com a agência Associated Press, a empresa soltou nota de pêsames e afirmou que vai melhorar o controle sobre saúde de seus profissionais"


Atividade:
Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário