segunda-feira, 16 de julho de 2012

A civilização Persa..por profª Alcilene Rodrigues

6ª aula
                                   Mapa do Império Persa
.
                                                                       
Os medos e os persas, povos de raça ariana (ou indo-européia), originaram-se da região a oriente do Cáucaso. Sendo pastores nômades (os medos foram talvez o primeiro povo a domesticar o cavalo), eles constantemente se deslocavam em busca de boas vantagens. Assim atravessaram o Cáucaso e estabeleceram-se no planalto do Irã.
Por volta do século VIII a.C, os medos constituíram um reino (englobando os persas) que, em colaboração com os caldeus, destruiu o Império Assírio, conquistando vastos territórios. Mais tarde, um persa da família dos Aquemênidas reinou sobre medos e persas, inaugurando uma política de conquistas. Desta forma, com este soberano, Ciro (550-529 a.C), nasceu o Império Persa.
Cambises, sucessor de Ciro, conquistou em 525 a.C o Egito, ampliando ainda mais o império. Com sua morte, Dario (522-486 a.C) tomou o poder, preocupado sobretudo com a organização do vasto império. Para tanto, dividiu-o em satrápias, unidades administrativas relativamente autônomas, porque se ligavam ao centro do império por excelente rede de estradas, sendo visitadas regularmente por fiscais reais (os chamados "olhos e ouvidos do rei"). Apesar disto, como as revoltas dos povos dominados eram frequentes, o império entrou em decadência a partir do próprio reinado de Dario, com as Guerras Médicas, tentativa persa de submeter os gregos (ver "As Guerras Médicas"). Por fim, o império Persa foi destruído por Alexandre Magno, que o conquistou.
Realizando uma grande síntese cultural dos povos a ela submetidos, a civilização persa não foi original, sendo a alcance histórico de suas realizações pouco significativo. Sua maior contribuição ocorreu no campo religioso. A antiga religião persa, inicialmente semelhante à de outros povos do Oriente, foi profundamente alterada pelo profeta Zaratustra ou Zoroastro, em língua grega. segundo ele, há uma luta entre o Bem (deus Mazda) e o Mal (deus Ahriman), que envolve o próprio homem. Aqueles que seguirem Mazda serão recompensados no paraíso, os outros, castigados. No entanto, no fim dos tempos, o Bem vencerá o Mal e o próprio inferno será purificado. Portanto, tal religião é monoteísta (apesar do dualismo Bem-Mal, só restará Mazda), ética (recompensa para os bons) e escatológica(preocupação com o fim do mundo). Todas essas concepções estavam expostas no livro sagrado do Mazdeísmo, o Avesta.
                                                              Civilização Persa
Questão e complete:
A- Qual a importância da Pérsia para civilização Mesopotâmica?
B- A mentalidade dos povos mesopotâmicos foi caracterizada pelo..........................., já que a geografia lhes era desfavorável, estando a Mesopotâmia constantemente sujeita a invasões e enchentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário