terça-feira, 4 de setembro de 2012

A civilização fenícia...por prof.ª Alcilene Rodrigues

9ª aula
                                Mapa Fenício

Desde o III milênio a.C, este povo, também semita, ocupou uma estreita faixa litorânea da Síria-Palestina, região hoje correspondente ao Líbano. Inicialmente agricultores, os fenícios depois tornaram marinheiros e comerciantes, devido à pequena extensão de terras férteis, ao grande número de bons portos naturais da região e a presença do cedro (madeira excelente para construção naval).
Os fenícios, além de serem intermediários no comércio entre outras regiões, exportavam seus próprios produtos. Sua terra, pequena e pouco fértil, permitia boa produção de vinho e azeite, porém não servia para o cultivo de cereais, que precisavam ser importados. Além disto, os fenícios, bons artesões, vendiam objetos de madeira, marfim e, sobretudo, tecidos tingidos de vermelho, técnica conhecida apenas por eles, baseada no uso de corante extraído de pequenos moluscos encontrados em suas praias. Assim, obtinham pelos tecidos tingidos um bom preço.
Politicamente, os fenícios encontravam-se divididos em cidades-Estado, cada uma governada por um rei e um conselho de anciões, magistrados e sacerdotes.
A cultura fenícia, pobre e pouco original, resultou da fusão de elementos assimilados dos vários povos com os quais comerciavam. De espírito pratico e objetivo, por serem essencialmente comerciantes, os fenícios precisavam de um sistema de escrita mais simples que o cuneiforme mesopotâmico e o hieroglífico egípcio. Partindo de princípios fonéticos egípcios, construíram, por volta de 1500 a.C, o alfabeto usado posteriormente por todo o mundo ocidental. Esta foi, sem dúvida, a única importante realização cultural deste povo.

                               Barco Fenício
Questão:
a) Qual a importância cultural da fenícia para o mundo ocidental de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário