domingo, 16 de setembro de 2012

O grande Mandamento...por profª Alcilene Rodrigues

AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.


Isto aconteceu no tempo de Jesus. Um homem ia da cidade de Jerusalém para a cidade de Jericó. A estrada era longa e solitária. Este homem era judeu. Durante a viagem foi assaltado e roubado. Os ladrões abandonaram-no como morto. Ora, passou por ali um funcionário do templo. Notou que o homem ainda vivia e precisava de ajuda, mas não se quis incomodar e seguiu o caminho. O mesmo fez um sacerdote judeu. Nem ligou. Chegou um terceiro que era inimigo do ferido. Vendo-o naquela situação, teve pena dele, socorreu-o e prestou-lhe toda a ajuda, pagando o hospital e o médico até que o ferido ficasse completamente curado.
Responda agora:
1- Qual dos três soube amar?
2- Que comportamento errado cometeram os dois primeiros que viram o ferido e não o socorrem?
3- Nós podemos ter inimigos? Por quê?

Escute este canto do Pe. Zezinho. Tente cantar também. 
1-Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?


Estr.:
Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz


2-Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz?


3-Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Amar como Jesus amou.

(Eu adoro essa música que cantava na igreja quando tinha 11 anos. Lembra a minha 1ª Comunhão.)

1- Cite três maneiras concretas de amar o próximo:
2- Cite três ocasiões em que você já mostrou concretamente que amou alguém de verdade:
3- O canto acima que se amamos como Jesus amou, experimentamos maior felicidade.Será que isto é verdade?
4- Leia de novo o estribilho do canto e depois responda: Você já conseguiu fazer alguma vez o que o canto manda?

Mas os homens acham muito difícil amar-se como Jesus mandou.
Procure responder estas perguntas:
1- Por que os homens se matam hoje, ainda?
2- O que significa amar o próximo como a si mesmo?

Relate aqui o que você pode e deve fazer diante das seguintes situações:
1- Você encontra um desastrado de carro:.................................................
2- Você vê uma briga e alguém acaba ferido gravemente.........................
3- Uma pessoa o ofende e agride................................................................

A Bíblia nos ensina:
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelo seu próximo."
"Aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê."
"O amor a Deus e ao próximo resume toda lei e os profetas."


Pasteur, importante médico e cientista francês, formulou assim sua opinião acerca da divindade de Jesus:
“Em nome da ciência eu proclamo a Jesus Cristo como Filho de Deus. Meu senso científico, que valoriza muito a relação entre causa e efeito, compromete-me a aceitá-lo como fato. Minha necessidade de adorar encontra nele a mais plena satisfação.”
Louis Pasteur

Nenhum comentário:

Postar um comentário