domingo, 2 de setembro de 2012

A civilização hebraica...por prof.ª Alcilene Rodrigues

8ª aula 

                                     Rota do êxodo hebreu


Esse povo semita, de origem controvertida, após longo período de nomadismo, estabeleceu-se na Palestina, no século XVIII. a .C. Uma série de prolongadas secas obrigou os hebreus a emigrarem para regiões mais férteis  como o Egito, por volta de 1700 a.C. O processo de emigração, certamente, foi facilitado  pelo fato de os hicsos, raça semita como os hebreus, dominarem naquela época o Egito. No entanto, com a expulsão dos hicsos, os hebreus passaram por uma fase de dificuldades na região do Nilo, estando virtualmente servilizados.
Tiveram assim a idéia de retornar à Terra Prometida por Deus, a Palestina, o que ocorreu por volta de 1.290 a.C sob o comando de Moisés. Tal episódio é o famoso Êxodo. Contudo, nesse meio tempo, a Palestina fora ocupada por outros povos, contra os quais os hebreus tiveram de lutar. Então percebeu-se que a frágil organização política dos hebreus - divisão em 12 tribos, chefiadas por um misto de líder militar e religioso, o juiz (o mais famoso deles foi Sansão) - dificultava a vitória.
Nasceu assim a monarquia hebraica, cujo primeiro soberano do David, a qual conheceu seu apogeu com Salomão (972-932 a.C). Com a morte deste rei, os hebreus dividiram-se (é o chamado cisma) em dois reinos: Judá e Israel. Enfraquecido, este povo foi dominado sucessivamente pelos assírios, caldeus, persas, gregos e romanos. Estes últimos, porém, expulsaram os hebreus de sua terra, e, consequentemente, desapareceu o Estado judaico até o século XX.
A importância histórica dos hebreus encontra-se em sua religião: a primeira experiencia monoteísta vitoriosa. Provavelmente influenciados pela reforma do faraó Ikhnaton, pois naquele momento encontravam-se no Egito, os hebreus desenvolveram uma religião básica para o cristianismo e o islamismo. Elemento central da civilização hebraica, a religião influenciou toda a cultura deste povo. A literatura, por exemplo, talvez a mais expressiva do Antigo Oriente Médio, deu à posteridade os 39 livros que compõem o Antigo Testamento.

   Como juiz de seu povo, Sansão manda prender Jidafe, depois de julgar alguns casos.

Questão responda:
a) Qual a importância da invasão dos hicsos para o Egito antigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário