domingo, 4 de novembro de 2012

Augusto Comte...por profª Alcilene Rodrigues

Quem é?


Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, filósofo francês, nasceu em Montpellier,  em 19 de janeiro de 1798 e morreu em Paris em 5 de agosto de 1857. Em 1814 ingressa no curso de Medicina na Escola Politécnica de Paris. Sua obra é o Curso de filosofia positiva, em seis tomos, publicada gradualmente no decorrer de doze anos(1830-1842). Foi secretário do Conde de Saint-Simom, um dos homens mais cultos do seu tempo, de quem mais tarde viria a romper a amizade por divergências ideológicas. Augusto Comte deu maior enfase à idéia de regularidade dos fatos sociais, e por isso criou uma nova ciência que a principio chamou física social e, posteriormente, sociologia. As contribuições de Augusto Comte baseiam-se em duas proposições:

a) As ciências teóricas formam uma hierarquia, em cujo ápice está a sociologia.
b) A lei dos três estados, que para ele explicava o progresso da humanidade, durante a História.

Dividiu as ciências em teóricas e práticas; as teóricas podiam ser descritivas e abstratas. Estas Comte classificou de acordo com a generalidade decrescente e complexidade crescente. A matemática seria a mais geral e menos complexa das ciências e a sociologia, a menos geral e mais complexa.
Para explicar o mecanismo regulador da História, formulou a chamada lei dos três estados, segundo a qual  a humanidade evolui passando do Estado Teológico para o Metafísico e deste  para o Positivo.  No estado Teológico, o homem buscaria tudo explicar por forças sobrenaturais. No Metafísico encontraria explicações filosóficas, baseando-se na própria natureza das causas. No Estado Positivo, enfim, tudo seria explicado pela ciência. Para ele, a humanidade estaria no Estado Metafísico e a nova ciência (a sociologia) faria com que o homem atingisse o Estado Positivo. Sua teoria chama-se Positivismo. Criou mesmo, posteriormente, a denominada Religião da Humanidade.
O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões. Entre seus lemas destaca-se: "Não há problema que não possa em última instância ser reduzido a números".

Importante ressaltar que as idéias do positivismo inspiraram até a inscrição da bandeira brasileira "Ordem e Progresso", inspirada no lema de Auguste Comte que diz: "Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo". Suas idéias inspiraram o exército brasileiro e a proclamação da República do Brasil em 1889.






Frases de Augusto Comte:
 "Muito mais do que o interesse é o orgulho que nos divide ".
 "Os céus proclamam a glória de Kepler e Newton ".
 "Conhecimento é poder."

 "Só os bons sentimentos podem vir juntos, os juros nunca forjou uma ligação duradoura. "

 "Viver para os outros é não somente um ato de dever, mas também um ato de felicidade . "

Vocabulário:
Sociologia é a ciência que estuda as interações sociais em todos níveis de organização de vida (Florestam Fernandes).
Fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir, externas ao individuo e dotadas de poder de coerção sobre ele (Durkheim).

 Trabalhos Sugeridos:
a) Ler um capítulo do Curso de filosofia positiva de Augusto Comte e estabelecer suas principais contribuições à Sociologia.
b) Qual importância de Augusto Comte no Brasil República.


            
         
     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário