segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O governo provisório..por profª Alcilene Rodrigues

35ª aula


Na noite de 15 de novembro organizou-se o governo provisório, chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca.
Para o ministério foram escolhidas as principais figuras que haviam participado do movimento republicano: Manuel Ferraz de Campos Sales ficou com o da Justiça, Quintino Bocaiuva  com o das Relações Exteriores, tenente-coronel Benjamim Constant, com o da Guerra, Eduardo Wandenkolk, com o da Marinha, Rui Barbosa, com o da Fazenda e Aristides Lobo, como o do Interior.
                                                        Campos Sales



                                                      Quintino Bocaiuva



O primeiro decreto do novo governo adotava provisoriamente a República Federativa até que, reunido o Congresso Constituinte, os representantes do povo resolvessem qual o regime que convinha ao Brasil.


                                                    Major Sólon Ribeiro

No dia 16 de novembro, o major Sólon Ribeiro levou ao imperador a mensagem que pedia a sua retirada do país no prazo de vinte e quatro horas. D. Pedro II respondeu pouco depois, concordando em "ausentar-me da pátria e fazendo votos pela sua grandeza e prosperidade".
O embarque da família imperial para o exílio na Europa verificou-se no dia 17 de novembro. Em Portugal, ainda em 1889, faleceu D.Teresa Cristina e, em Paris, dois anos depois, o imperador, que teve honras majestáticas concedidas pelo governo francês.
A 19 de novembro, o governo provisório instituiu a Bandeira da República e, pouco depois, convocou a Assembléia Constituinte que devia fazer a nova Constituição. Outra medida importante tomada pelo governo provisório foi a grande naturalização, seriam considerados brasileiros todos os estrangeiros que se encontrassem no Brasil e que não manifestassem vontade de continuar com a sua nacionalidade.

Entretanto, foram muitas as dificuldades que o governo provisório teve de enfrentar: além da crise financeira, que era muito grave, não havia acordo entre Deodoro e seus ministros. Em Janeiro de 1891, todos os ministros renunciaram e Deodoro, com elementos suspeitos de favoráveis à monarquia, organizou novo ministério.
A 24 de fevereiro de 1981, foi promulgada a Constituição da República. Seguiu-se imediatamente a eleição que escolheu para presidente Deodoro da Fonseca e para vice-presidente da República o marechal Floriano Peixoto. Instituído desse modo, o regime constitucional no Brasil, o Congresso Constituinte separou-se em Câmara dos deputados e Senado.

                                           Marechal Deodoro da Fonseca

                                         Marechal Floriano Peixoto

Questionário:
1- como ficou organizado o ministério a 15 de novembro de 1889?
2- Qual o primeiro decreto do governo provisório?
3- Que mensagem apresentou Sólon Ribeiro ao imperador?
4- Quem foi D. Teresa Cristina?
5- Que sabe sobre a morte do imperador?
6- Que houve a 19 de novembro de 1889?
7- Que foi a naturalização?
8-Qual a crise política de janeiro de 1891?
9- Quando foi promulgada a primeira Constituição da República?
10-Quais os eleitos para presidente e vice-presidente da República?

Nenhum comentário:

Postar um comentário